quarta-feira, 6 de maio de 2009

Insuficiência Renal em cães

Tenho 3 cães (moram c meus pais pq no meu apto não tem como) um vira-lata "Strong" com 4 anos uma poodle "Nicole" com 3 anos e o labrador "Zulú"com qse 6 anos.

5ª feira passada o Zulú começou a passar mal, vômito e diarréia com sangue, ficou abatido, emagreceu em 6 dias 10 kg, pois não estava comendo. Como o Strong vive fugindo, e as vzs trás comida e lixo da rua (vira lata mesmo amoooooooo) meus pais acharam que ele podia ter comido algo q fez mal, ou até mesmo um rato, pois o quintal aqui é grande e cheio d mato ao redor.....

Domingo vim para a casa dos meus pais, ele estava deitado e nem fez festa qdo cheguei (ele qse me mata td vez q chego...) minha mãe disse q estava dando soro p ele (via oral). Segunda-feira ele melhorou um pouco não vomitou mais, comeu, brincou...só a diarréia (preta q significa SANGUE) continuou....

Ontem conseguimos (depois de tentativas anteriores) encontrar o veterinário dele lá no consultório (me desculpem os estágiarios mas não confio, pois já fizeram diagnóstico errado). O Zulú fico internado. Soro na veia, e hj fará exame de sangue, pq a suspeita é de Insuficiência Renal. Então pequisei e postei aqui p vcs se precaverem c esses bichinhos q tanto amamos né?!
Se Deus quiser o Zu, não tem nada, além de uma dorzinha d barriga...

Fico rezando aqui...

A insuficiência renal crônica pode afectar cães de qualquer raça, sexo e idade. A idade media em que ocorre maior incidência de insuficiência renal crónica em cães é sete anos. A insuficiência renal crónica de origem genética (hereditária) costuma ocorrer nas seguintes raças: Basenji, Beagle, Bull Terrier, Cairn Terrier, Chow Chow, Cocker Spaniel, Dobermann Pinscher, Pastor Alemão, lhasa Apso, Schnauzer, Norwegian Elkhound, Rottweiler, Samoieda, Shar Pei, Shih Tzu e Poodle

A insuficiência renal crónica, ou IRC, é uma doença grave geralmente encontrada em cães idosos, porem pode ocorrer em qualquer idade. Os sinais mais comuns da enfermidade são: polidipsia (aumento do consumo de água) e poliúria (micção em excesso).

A insuficiência renal crónica é causada por um processo normal de envelhecimento, devido ao declínio do funcionamento renal com o tempo. Também ocorre após longos períodos de insultos renais decorrentes de doença periodontal, hipertensão arterial, diabetes e outras endocrinopatias, infecções, hematozoários, filariose etc...Os sinais mais comuns da doença, como o aumento do consumo de água e micção frequente, são tentativas do organismo de compensar a perda das funções renais, eliminando resíduos que se acumularam na corrente sanguínea.

Como a doença é progressiva e irreversível, o prognóstico para os cães afectados é ruim. Embora o tratamento raramente melhore as funções renais dos cães afectados, pode aliviar os sintomas e trazer um maior conforto para o animal. Cães afectados pela enfermidade têm uma expectativa de vida que pode variar de meses a alguns anos, dependendo dos factores causais e de como estes factores são tratados.

A insuficiência renal crónica é uma desordem causada pelo mau funcionamento gradual dos rins ou pelas consequências de longo prazo de uma insuficiência renal aguda. Os rins têm algumas funções essenciais à sobrevivência tais como a excreção, a reabsorção de fluidos e alguns processos endócrinos. Eles filtram os resíduos da corrente sanguínea, de forma a excretá-los do corpo através da urina. Os rins também produzem hormonas como eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir novas hemácias (glóbulos vermelhos). Os sintomas da insuficiência renal crónica geralmente aparecerão quando setenta e cinco por cento do rim de um cão já estiverem comprometidos
Os sinais mais comuns da doença, como o aumento do consumo de água e a urina em grandes volumes, são tentativas do organismo de compensar a perda das funções renais, eliminando resíduos que se acumularam na corrente sanguínea.

A causa mais comum da insuficiência renal crónica é o processo normal de envelhecimento, que provoca a perda gradual das funções renais. Como a doença é progressiva e irreversível, o prognóstico para os cães afectados é ruim. A meta primordial do tratamento é aliviar os sintomas que comprometem a qualidade de vida do cão. Dependendo de quão rápido seja o progresso da doença, os cães afectados podem sobreviver de semanas até anos. Outras causas comuns são a doença periodontal negligenciada, uso abusivo de antiinflamatórios por longo tempo, hipertensão, doenças cardíacas, hematozoários, endocrinopatias etc...
Os sinais clínicos mais comuns de insuficiência renal crónica são, polidipsia, aumento do consumo de água, e poliúria, ou micções mais frequentes. Outros sinais são, letargia, anorexia, perda de peso, vómitos, diarreia, úlcera gástrica e/ou intestinal, mau hálito, fraqueza e intolerância ao exercício, ou inabilidade de se exercitar normalmente sem se cansar. Se associada à hipertensão ou pressão alta, a insuficiência renal crónica pode levar à cegueira.

O veterinário vai primeiro identificar e corrigir qualquer doença renal preexistentes que possa exacerbar ou mascarar a insuficiência crónica, assim como todo e qualquer factor que esteja originando novos insultos renais. Um diagnóstico de insuficiência renal crónica necessita de exame físico e diversos testes laboratoriais. O exame físico do animal afectado geralmente revela desidratação, rins pequenos ou irregulares, caquexia ou grande perda de peso, membranas mucosas ou gengivas descoradas, úlceras orais e mau hálito. Os testes de laboratório devem incluir hemograma completo e análise bioquímica de sangue e exame de urina. Outros exames, como cultura de urina, radiografias, ultra-som, tomada da pressão sanguínea e biópsia, podem ser indicados para se obter um diagnóstico completo da causa da doença. Alguns destes exames requerem consulta a um especialista em nefrologia veterinária.

O prognóstico de um cão afectado pela insuficiência renal crónica depende da gravidade da doença. Em alguns casos, os sintomas já são muito graves a ponto da enfermidade ser irreversível e não reagir a tratamento algum. Independentemente da gravidade, devido à insuficiência renal crónica ser progressiva e irreversível, os cães afectados têm um prognóstico ruim e podem sobreviver por meses ou alguns anos.

Cães com insuficiência renal crónica moderada podem ser tratados em casa, com medicamentos e dietas apropriadas. O veterinário poderá prescrever ração canina com menor teor de proteína, fósforo e sódio do que a normal e assim reduzir a carga de trabalho dos rins.

Cães com insuficiência renal crónica devem beber água fresca todo o tempo. Podem ser receitados medicamentos para controlar a náusea, inapetência, desequilíbrio mineral e electrolítico, deficiências hormonais e pressão sanguínea alta. Cães com insuficiência renal crónica moderada podem precisar de administração de soro por via subcutânea, além de monitoramento feito por médico veterinário, regularmente. A frequência das visitas vai depender da gravidade da doença e da reacção do animal ao tratamento.

Cães com insuficiência renal crónica grave vão precisar de internamento hospitalar para tratamento com soro intravenoso, suplemento nutricional e remédios. Os exames laboratoriais serão monitorizados para saber se houve melhoras durante a hospitalização.

Hoje já se encontra disponível o tratamento de suporte tanto da IRA quanto da IRC com o auxílio da HEMODIÁLISE e da DIÁLISE PERITONEAL.
A HEMODIÁLISE assim como a DIÁLISE PERITONEAL são processos de substituição temporária da função renal, diminuindo os níveis de toxinas uremicas. Desta forma, melhora-se a condição geral do paciente, evitando que as toxinas acumuladas danifiquem outros sistemas orgânicos (cérebro, estômago, intestinos, sistema cardiovasculares etc...) enquanto ganha-se tempo para permitir que o tratamento instituído, visando a cura ou correcção das causas dos insultos renais, surta efeito e se consiga recuperar total ou parcialmente um pouco da função renal. Vale lembrar que a HEMODIÁLISE não é necessária para o resto da vida. Apenas por um curto período suficiente para retirar o animal de um quadro agudo (IRA) ou de uma agudização em casos crónicos (IRC)

95 comentários:

  1. Olá, seu comentário me ajudou mto. Mas e o seu cão? Melhorou?

    ResponderExcluir
  2. Oi, como stá o Zulu? Hoje foi confirmado que a minha shitzu de 1 ano e 2 meses tb tem essa doenca. Estou mto triste com isso. É um tanto raro ter um caso de IR nessa idade, mas se Deus quizer ela vai sarar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tmbm de 1 ano e meio está com ela moderada, ficou internado e agora está nos remédios e soro subcutaneo. Parece que o numero da doença em animais mais novos está aumentando.

      Excluir
    2. minha cadela tem sete anos, ano passado teve uma crise, quinta passada outra, internação, soro, medicamento p o resto da vida e nada mais de carne vermelha. proteina demais piora o quadro agora comida vegetariana.

      Excluir
  3. Olá,,,, meu poodle de 13 anos e dois meses está
    com insuficiencia renal , esta tomando soro com complexo B via cutânea e alimentação royal canin renal , esta com creatinina 2,63 e ureia de 243 , estamos tristes pq a doutora falou q a melhor opção é consultar um especialista renal p cães , já que ele é cardiopata , já está ficando cego , tem artrite .... não queremos que ele sofra , mas tam´bem não queremos perdê-lo , ele não tem mais aquela alegria .... nos olhos, não brinca mais ..enfim tudo é muito triste , mas ainda se esforça para ficar junto de nós... só quem tem e gosta realmente de um animal sabe o que estamos passando..... Cuide do Zulu , esperamos que o Tutinho e Zulu fique bem ... são anjos enviados por DEUS para nos ensinar muito sobre amor e fidelidade ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema renal tem como estabilizar sim com conhecimento fitoterapico, medicia e veterinaria segue a mesma linha, paleativos com remedios.
      meu cao chegou a ter creatinina 5,3 e ureia mais que 300. Foi desenganado e uma semana depois está muito bem nao precisa de soro e tá esperto nao tá 100% mas tá estável esperto.
      ernesto98@gmail.com

      Excluir
    2. Olá! O que você fez? meu cão está co m creatinina 2,7 e ureia 236,1. Chegou hoje em casa. Ficou internado uma semana. Tenho medo de não saber tratá-lo corretamente em casa

      Excluir
  4. qual foi o tratamento do seu caozinho, pois o meu acabou de ser diagnosticado com a doença.Me ajude

    ResponderExcluir
  5. e o tutinho sarou?
    minha cachorrinha nitinha tbem foi diagnosticada ontem com esta doença, me ajude, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  6. Oi..O meu cãozinho BILLY(shih-tzu de 1 aninho)foi diagnosticado ontem com IRC e hoje foi internado.Estamos muito tristes.Não sei nem o que dizer..Nos exames dele a creatinina é 7,93 e a ureia é 340.O que posso fazer para ajuda-lo?E o seu cãozinho?Muito obrigado,você me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. tenho um rafareinho de 12 anos que tem irc tenho duvidas sobre a hemodialise gostava que me dessem amis imformações pois disseram-me que é um tratamento muito agressivo, será verdade ? ajudem-me pois é o meu companheiro de 12 anos que esta doente e eu não o quero perder amo muito.
    alzira lisboa

    ResponderExcluir
  8. Ola pessoal.
    tenho uma cadela de 9 anos com insuficiencia cronica. Fiz fluidoterapia mais de uma semana, mas a melhora foi por pouco tempo.
    Nao ha vomito, so enjoo, esta bem magra.
    tenho feito de tudo pra ela comer; ontem e hoje comeu arroz com agua de carne.
    Nao come a racao apropriada.
    Nao tenho recursos financeiro para uma hemodialise ou dialise.
    Alguem conhece uma Ong que possa me ajudar.
    Preciso ajudar minha Catarina!!!
    aguardo contato.
    Beijao gente.

    ResponderExcluir
  9. Ola gente
    Meu toto tbm esta com essa doença,ele tem 12 anos ja levei na veterinaria e ja fez tratamento só que de nada adiantou...Ele nao ta comendo nada e se come vomita...Alguem sabe se há alguma cirurgia para o caso e quanto custa ???Estou muito triste,pois a veterinaria ja deu até a hipótese de dar uma injeçao letal nele malz :'(...Se alguem souber de algo pra me ajudar me falem por favor...Aguardo ...Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho, quase certeza que não tem cirurgia ainda para esses casos em cães. e pro meu quando está vomitando eu dou LAbel xarope. de acordo com o peso do animal. Para dar fome dou o Cobavital 30 min antes da refeição é ótimo! o negócio é ter paciencia mesmo e ajudar nosso animalzinho.

      Excluir
    2. Bruna, qual a dosagem q vc usou para o Cobavital?

      Excluir
  10. Estou passando pelo mesmo problema que vocês: meu cão amado, de 10 anos está com essa doença. Perdeu a vontade de viver, fica deitado o tempo todo, não come quase nada e emagreceu muito. Gostaria de saber se o soro é eficaz no tratamento deles. Por favor, me ajudem. Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  11. Oi, pessoal,
    boa tarde!!! Estou aqui mais uma vez, sou a pessoa do depoimento anterior. Venho dizer a vocês que meu cão, o Luppy, de dez anos, acabou de morrer. Ele estava muito debilitado, comecei a dar o soro via oral, tinha melhorado um pouco, mas de uns quatro dias pra cá ele piorou bastante. Já não tinha apetite para praticamente nada. Voltei a dar frango pra ele, mas não adiantou. Hoje, meu pai atropelou ele com o carro. Atingiu o pescocinho dele, e eu, quando voltei da rua, encotrei-o já sem vida. Estou muito mal.
    O que eu tenho a dizer a vocês, com esse depoimento é que tomem conta deles. Eles perdem a noção do perigo. Ele já não respondia mais às ameaças.
    Fiquem com Deus, rezem por mim, estou muito mal.

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal! Entendo perfeitamente o que vocês estão passando...minha cachorrinha Liz, uma labradora de 14 anos, está com insuficiência renal crônica. Ela fez fluidoterapia por dois dias e quatro sessões de hemodiálise. Após a alta hospitalar, há um mês, mantenho o tratamento em casa, a base de fluidoterapia com complexo B e cloridrato de ranitidina,raçao royal canin renal e muitos remédios.Estou muito desanimada e triste.Cada vez que a levo ao veterinário,uma vez por semana pra refazer os exames, aparecem novos problemas. Anemia, pressão alta,excesso de potássio, F.A elevadíssimo, e por aí vai... ah, até convulsão ela teve, agora está tomando gardenal!Há três dias, ela se recusa a comer a ração renal. Comecei a dar pão francês, ela adora..rs, frango cozido desfiado e ração pedigree.Sei que estou errando.. mas ela que está pele e osso,só quer comer isso!Até tentei dar a ração renal em lata, batida no liquidificador com água morna na seringa, mas ela vomitou. Hoje a noite, conversarei com o veterinário que cuida dela desde pequena e que me recomendou a clinica pra diálise e o resto do tratamento.Quero que minha eterna bebê volte, se possível, a ter qualidade de vida. Não aguento mais "furá-la" 4 vezes ao dia e dar 16 comprimidos, sem falar em dois medicamentos que estão faltando! Estou disposta a reduzir a quantidade da fluidoterapia e liberar a alimentação. Prefiro que ela seja feliz por alguns dias à ser infeliz por alguns meses, prolongando o seu sofrimento.Já reduzi por conta própria o gardenal, já que ele impedia que ela ficasse em pé. Só peço a Deus o melhor pra minha filhinha.... Muita força e um grande abraço a todos. Mary Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linha medica e veterinaria é peleativo que soh prolonga com sofrimento. Siga a linha fitoterapica , meu cao tava com creatininia 5,3 ureia mais que 300 e desenganado pela clinica , nao comiam, bebia agua soh no algodao. Uma semana depois nao toma mais soro , tá bem e estavel .
      ernesto98@gmail.com

      Excluir
  13. Hoje é um dia muito triste. Decidi "libertar" minha filhinha Liz. A dor é imensa... sempre fica a dúvida se fiz a coisa certa. Eutanásia é a maior prova de amor?! No caso dela pode ter sido... Como já tinha contado à vocês, foram 49 dias de sofrimento,hemodiálise, fluidoterapia, etc... Tentei, fiz de tudo por ela, mas não deu... Em compensação,tenho certeza que os anjinhos, a Nala e a Cobra(suas irmãzinhas) estão mais felizes hoje, lá no céu. Posso imaginar minha linda, amada e querida Liz correndo, latindo e brincando com o seu brinquedinho favorito, a torre Eifel.Obrigado Liz, por ter me dado tanta alegria durante esses 14 anos. A mamãe jamais te esquecerá. Muita luz pra nós que estamos aqui. Beijo a todos. Mary Almeida

    ResponderExcluir
  14. Oi Mary,
    dia 7 faz um mês que perdi meu cão. Sou a pessoa que escreveu os depoimentos anteriores a você. Eu acredito que você fez a melhor escolha que poderia ter feito, tanto de retornar os alimentos que ela tanto gostava quanto de reduzir os medicamentos. Infelizmente, na idade que nossos cães estavam, não haveria mais cura. As vezes me perguntava também se havia feito a coisa certa pelo meu amigo, mas ele só teve amor da minha parte e eu havia passado a viver em função dele, desde que descobri a doença e li alguns depoimentos a respeito. Devemos sim, agradecer a Deus por nos ter permitido viver com eles tanto tempo. Espero que esteja bem e te desejo muita força.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada...de coração. Estou melhorzinha e espero que você esteja bem também!
    Beijo grande

    Mary Almeida

    ResponderExcluir
  16. oi pessoal, eu tb tenho uma cocker de 13 anos q esta com insuficiencia renal,ela esta ficando magra,não come eu dou para ela batata com macarão, e arroz cozido e batido no liguidificador coloco na seringa e dou umas trez vezes au dia,ela se chama sasha e minha grande amigo..e ja não sei o q fazer, aqui onde morro,não tem dialise para cão.ela esta tomando shuptol e raniditina..a ração e muito cara pra mim.mas ela ainda brinca com bolinha de sabão...

    ResponderExcluir
  17. Aproveite ao máximo sua Sasha!!! Procure dar soro, via oral, para mantê-la hidratada.
    Aguardo notícias dela.
    Abraços, muita força.

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Estou muito triste e parece que essa dor não vai passar. Dia 14 de novembro meu eterno bebê,Grégori, com 12 anos,faleceu com parada cárdio-respiratória,ele foi diagnosticado com problema cardíaco há três meses e seus rins já não estavam funcionando bem.Na semana anterior já havia ficado no soro,estava muito mal,sem vontade de passear, não comia e estava com o olhar triste. Mas ele melhorou e o médico veterinário disse que o Grégori o surpreendeu.Eu levei ele para passear no parque dia 11 de novembro, embora ele não caminhasse quase, estava mais animado e até latia para as pessoas. Na sexta,dia 12\11,minha mãe falou que ele não estava bem,estava com diarréia escura e havia vomitado um pouco.Liguei para o seu veterinário,mas ele estava ocupado.Fiquei trabalhando e acabei não levando ele no veterinário. No sábado, dia 13|11,levamos ele no veterinário pela manhã, mas o veterinário tinha ido viajar,ele não urinava há 24 horas,os estagiários colocaram ele no soro com medicações para fazer seu rim voltar a funcionar,ele ficou internado, e às 11 horas da manhã seguinte ele faleceu. Estou me sentindo culpada,pois se tivesse deixado meu trabalho de lado e levado o Grégori ao médico na sexta, talvez ele ainda estivesse comigo.Não me conformo em não ter mais o seu amor,durmo com o ursinho dele, peço para sonhar com ele,e essa dor não passa. Desculpem pelo meu desabafo,e não deixem de dar todo o amor e atenção que eles merecem, e que Deus proteja seus bebês.

    Maria Carolina

    ResponderExcluir
  19. Não fique assim não, Maria Carolina.
    Ele já estava doente. Perdi o meu, com insuficiência renal e te falo que qualquer coisa que fizéssemos só iria prolongar o sofrimento deles.
    Muita força pra você. Também estou me recuperando da minha perda.

    ResponderExcluir
  20. Tenho um pastor alemão(Proteus) de com 11 anos e elecomeçou a urinar direto, e está bebendo muita água, só está aceitando um pouco de comida, não aceita ração. Ficou internado desde o sábado passado e tive que leva-lo para casa por problemas financeiros, não tenho como pagar mais a clinica. O veterinário fez exame de sangue, acha que é insuficiência renal ou coração. Ele está tomando doxifin e meloxivet.Me ajudem.Leila

    ResponderExcluir
  21. Minha cachorrinha tem 8 anos, é uma poodle e cerca de 4 meses atrás foi diagnosticada com IR. Começamos a perceber que ela estava mal pois perdeu muito o pelo e sua pele estava ficando cada vez mais sensível. Ela bebia muita água, mas como tem feito calor achamos que fosse isso. Em dezembro a Maggie começou a passar muito mal, vomitava sem parar e começou a fazer fezes com sangue (muito sangue!). Ela não comeu durante 2 dias, e como era um final de semana não conseguimos leva-la para internar. O vet receitou Flagil para parar o sangramento e como ela nao comia tentamos dar arroz com franguinho sem tempero, mas nem isso ela quis. Na segunda-feira, ainda sem se alimentar, internamos a Maggie e ela voltou pra casa graças a Deus com apetite. Fizemos o exame de sangue e foi constatado anemia e IR. Estavamos fazendo o tratamento com ração Renal e Hemolitan para a anemia. Porém a Magginha parece estar cada vez mais tristinha, perdendo seu pelinho e quietinha. Ela não consegue mais subir escadas e está cada dia mais fraquinha. Agora ela perder as forças nas patinhas e anda cambaleando. Fizemos o exame novamente e o quadro só se agravou. Estamos sofrendo muito pois não sabemos o que mais podemos fazer por ela...
    No exame recente, foi constatado que ela estava com diabetes, mas ao dar a insulina pra ela, ela parece estar tonta e não consegue andar direito. Estamos desconfiando que ela comeu alguma coisa sem que pudessemos perceber e o exame está errado. Alguém já passou por alguma situação parecida??? A Insulina pode agravar o quadro da Maggie?

    bjos gente obrigada pelos posts me confortaram muito. vejo que tem muita gente que tem o mesmo carinho com os bichinhos.

    ResponderExcluir
  22. Ola, hoje, dia 18 de fevereiro, decobri q minha cadelinha poodle de 6 anos esta com IR, estou em prantos, pois a amo muito. À alguns dias ela veio apresentando tristeza, não queria comer, não bebia nada, ate q ontem ela nem se movia na cama. A levei no veterinario q diagnosticou a doença e disse estar em um estado muuito avançado, não tenho dinheiro p internar (o recomendado pelo vet), ela esta no soro, tão tristinha, tão debilitada... Agora, peço a vocês que me ajudem em oração, pq DEUS pode reverter esse caso! Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Oie, sou a pessoa do post anterior. Só vim contar-lhes que minha cadelinha faleceu, fiquei extremamente triste, mas me conformei pois sabia q se ela vivesse mas, iria só prolongar seu sofrimento! É triste d+! Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Estou tentando tratar meu cão com o mesmo problema que várias pessoas descrevem acima. Encontrei uma alternativa que estou experimentando, que ainda não sei dizer se funciona, mas como é homeopático e sem efeitos colaterais, vale a pena tentar. Reproduzo o conteúdo:
    Utilização de Homeopatia no Tratamento de Insuficiência Renal
    em Felino – Relato de Caso
    Use of Homeopathy in the Treatment of Renal Failure in Feline –
    Case Report
    C. Carreiro Jorge Santos Elis; L.Villano Bonamin – FACIS / IBEHE, Brasil
    melanciamarela@uol.com.br
    Relata-se a evolução clínica e laboratorial de insuficiência renal em um felino da raça Persa, macho,
    de 3 anos de idade, submetido a tratamento homeopático. O animal apresentava emese esporádica
    faziam 3 meses, evoluindo progressivamente para episódios diários, em conjunto com anorexia,
    polidipsia, poliúria, emagrecimento e apatia. No exame físico foram observadas desidratação,
    hipotermia e dor em região epigástrica. Os exames laboratoriais mostraram elevação da creatinina,
    discreta elevação da uréia e hematócrito aumentado. A ultra-sonografia constatou espessamento e
    aumento da ecotextura da córtex renal, transição córtico-medular pobremente definida
    bilateralmente e parede gástrica espessada. O animal foi tratado com medicamento homeopático
    (Phosphorus 12CH) escolhido de maneira individualizada e com bioterápico de Rim total 12CH,
    que levou à remissão completa dos sintomas clínicos e das alterações laboratoriais. A ocorrência
    dessa doença é freqüente na clínica veterinária de pequenos animais e o tratamento homeopático
    individualizado apresenta-se como uma terapia plausível para tratamento da mesma.

    ResponderExcluir
  25. Minha cachorrinha pincher ( Belinha ), está com insuficiência renal. Descobrimos a 3 semanas, levamos ao veterinário, ela ficou internada por 2 dias no soro e veio para casa bem melhor e alegre. Passou uma semana o quadro piorou e o problema já atingiu os olhinhos dela. Nâo sei mais o que fazer. Já comprei todo e varios tipos de alimento e ela nao come mais.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Minha cachorrinha é uma pinscher tem 14 anos e foi diagnosticada com IRC, os sintomas começaram a aparecer no dia 22/4. Desde então estou correndo com ela nos Vets. Ja tive várias opnioes,desde cistite até piometra.Mas na ultima consulta a creatinina dela deu acima de 600 e além disso tudo ela esta com uma infecção no estomago,pancreas e figado. Tem diarreia,ja urinou com sangue e não para de vomitar. Não come a 01 semana e 01 dia. A unica solução é a hemodialise. Hoje ela esta internada no soro,ja é terceira internação desde então. Estou sofrendo muito,não come e nao paro de chorar. Ganhei minha Layla com 12 anos e hj estou com 26. Não me vejo sem ela. Ontem a noite ela não quis durmir passeia madrugada inteira com ela acordada. Não sei mais o que fazer. QUanto sera uma sessao de hemodialise. bjus a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, aqui no rj todo o procedimento custa em torno de 3.000,00 pois não é so uma sessão. e eles não lhes dão garantia.

      Excluir
  27. O DUNGA VEIO ALEGRAR A NOSSA CASA! MEU FILHO, COM QUATRO ANOS, A ÉPOCA, ANDAVA PELA CASA COM O DUNGA NAS COSTAS...SE CONHECIAM...E NOS ENTROSAVAMOS COM ELE...E..O AMAMOS DESDE SEMPRE..HOJE , PASSADOS 13 ANOS, ESTAMOS SOFRENDO COM SUA DOENÇA. CONFORME VEJO NOS DEPOIMENTOS, TODOS CHEIOS DE AMOR...A DOENÇA É IMPLACÁVEL. NO ENTANTO ESTOU ME SENTIDNO MAIS CONFORTADA E FORTE PARA ENFRENTA O QUE VEM PELA FRENTE. A FLUIDOTERAPIA, A TENTATIVA DE COMBINAÇÕES ALIMENTARES, ENFIM, FAZEMOS TUDO...MAS PENSO QUE O IMPORTANTE É O CARINHO QUE DISPENSAMOS A ELES NESSE MOMENTO...UM ABRAÇO A TODOS E OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  28. Realmente é muito difícil ver nossos cachorrinhos nesse estado...estou criando forças pra enfrentar essa doença no meu, ele tem 8 anos. Já levei ao vet. e comprei os medicamentos e a ração apropriada. Porém, ele vomita. Emagreceu. Fica deitadinho, quietinho, coisa que ele não fazia. Já chorei muito por causa disso, e o sentimento que tenho é que uma pessoa da família está indo embora. Mas, enquanto ele estiver respirando eu não vou desistir e continuarei a fazer tudo que tiver ao meu alcance para que ele melhore. Acho que esses animalzinhos nos ensinam muito. É difícil passar por tudo isso, mas com certeza é um aprendizado.

    ResponderExcluir
  29. ola a 5dias descobrimos que nosso tobby um cocker de 11 anos esta com IRC. ele nao comia nada nem queria agua fazia so xixi. é muito triste pq ele era bem gordinho e agr esta magro e com anemia, ja fizeram transfusao de sangue nele, no dia ele melhorou mais agora esta ruim de novo, esta internado no hospital so no soro, e ontem quando visitamos ele a vet nao deu esperanças de melhora nenhuma falou ate em eutanasia!! nao gosto de ver ele sofrendo, mais hoje parece que ele esta melhor foi alimentado forçadamente e nao vomitou, fez bastante xixi, sei que o quadro nao vai melhorar muito mais ja eh de grande felicidade pois pegamos ele no colo quando ele era pequenino ele é lindo e muito amoroso, ate imagino se ele tivec bom ele ja ia tar me cutucando por fica chorando!!!! mais eu quero que ele volte pra casa
    que fique com a gente os ultimos momentos e nao com gente estranha. mais e a vida e eu tenho que seguir em frente pois tenho a namorada dele e os filhos que sao uns amores muito parecidos com ele!!! ESSA DOENÇA É A PIOR COISA PARA UM CAO pois vai acabando com ele aos poucos e com sintomas muito pouco levados em consideração.
    por isso gente que tiver sues amores com essa doença aproveitem para ficar com eles e dar o que eles quiserem pois e muito dificil reverter o quadro.

    Abraço e força para todos o AMOR ajuda muito eles nessa hora, por isso torça por ele ajude!!! A eutanasia e questao de cada um, eu nao vou fazer isso, pois com ninguem a gente faz mesmo que esta sofrendo por que vamos fazer isso com nossos verdadeiros amigos???!!
    abraços e força para todos nessa luta

    ResponderExcluir
  30. Amigas....passei por isso a pouco tempo com minha pooble, digo a vcs, deem carinho e amor para eles ate o ultimo suspiro deles, se não podemos evitar a morte, pelo menos podemos dar uma morte digna para nossos maravilhosos e fieis cãezinhos que tanto amamos q que nunca, nunca serão esquecidos por nos! Força!

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal, tenho uma fox paulistinha de 05 aninhos, é a alegria da casa, super esperta, vive alegrando a gente. Sempre cuidou de nós, cuidava do meu avôzinho (hj falecido a 03 meses), que um dia ele caiu em ksa e ela foi latindo chamar minha mãe pra socorrer ele...penso que ela é nossa protetora, nosso anjinho. Eu sempre cuidei sa melhor maneira possivel dela, as vacinas são impecaveis, o carinho, o cuidado são o mesmo que eu daria para um bebê... ela é minha filha e eu amo muito muito ela. Desde sabado descobri a Insuficiencia renal aguda nela, ela esta com muitas dores, os rins estão tão inchados que é possivel percebe-los sob a pele só olhando... ela esta tão triste, deitadinha, hj ja é o 4º dia q ela não come, está tomando antibiótico, anti inflamatorio, antitóxico para cortar o vomito, um complexo vitaminico, ração especial para doentes renais e um remedio homeopatico manipulado... eu dou umas gotas de dipirona pra ajudar na dor...mas de nada adianta. Hoje eu bati a ração no liquidificador, coloquei agua morninha, tentei dar a força umas colheradas, mas ela não aceita... parece que desistiu de viver, pois não quer comer... Desde pequena a Cherry bebe muita agua e eu sempre achei saudavel, pois era espontaneo, nós não forçávamos ela... se eu soubesse que isso já era um sintoma...nossa, estou inconsolável em olhar pra ela tristinha, tomando tantos remedios e eu sem poder fazer nada por ela.... não quero minha bebê sofrendo, com dores...mas não sei se tenho coragem de sacrificar... o q eu faço? Orem por nós...só Deus mesmo! Força pra quem enfrenta a mesma situação...pq amor e companheirismo igual ao deles não se acha em seres humanos...eu amo minha Cherry!

    ResponderExcluir
  32. Caros amigos, no dia de hoje nossa Schnauzer foi diagnosticada com I.R. aguda. No exame de ultrasom não foram identificados cálculos renais que poderiam justificar os resultados alterados de Uréia e Creatina. Iniciamos hoje o tratamento e a FLUIDOTERAPIA com o objetivo de reverter o quadro e controlar os níveis e Uréia e Creatina... De todos modos, no desespero de encontrar uma solução, encontrei esta alternativa da Homeopatia. Amanhã falarei com a veterinária a respeito. E para quem possa interessar, compartilho aqui o site do fabricante. Caso alguém conheça algum outro produto, favor comentar. Grato Abraços

    Fator Renal Pet www.arenales.com.br

    ResponderExcluir
  33. Meu Deusssssssssss eu não aguento mais meu menino de 12 anos esta com irc tem 1 mes q estou pelejando com ele ,já foi internado 3 vezes volta melhor e piora denovo,meu deus o amo tanto que dor estou sentindo meu deus

    ResponderExcluir
  34. amigos...
    ontem minha shitzu de 6 anos foi diagnosticada co IRC. como em alguns relatos anteriores, a Bombom sempre bebeu muita agua e nunca desconfiamos de nada. mas a algumas semanas ela come cou a ter dificildade pra respirar emagreceu muito e nao tem animo pra nada e mal consegue andar. Ontem ela foi internada, fui fazer umavisita e ela ta magrinha mas ainda me reconhece e so quer ficar no meu colo, tadinha, nao aguento mais chorar . eh muita dor. A Bombom eh minha filha faz parte da familia,
    . Essa doenca eh horrivel!!!!!. ela esta no soro, fazendo fluidoterapia pra ver se os indices de ureia e creatinina diminuem, ela nao como e qdo tenta comer algo vomita. continua fazendo fezes com sangue.

    Muita forca pra todos q amam seu bichinhos

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma cocker chamada Sunny, ela fez 8 anos em setembro.Eu a amo de todo meu coração. Ela teve uma infecção no útero( piometra ), descoberta no dia 1/11 e foi submetida à cirurgia. A cirurgia dela inicalmente seria no dia 3/11, após o feriado, porém, não estava segura como veterinário dela. No dia anterior Deus me deu um sinal: conheci por acaso, passeando na praça perto de casa outro veterina´rio ( muito conhecido aqui na cidade onde moro! ) e ao nos aproximarmso com nossas cachorrinhas, imeditamewnte comecei a desbafar e falar das minhas afliçõe squanto à cirugia. Acreditem , ele me deu mais atenção em 40 minutos do horáro de lazer dele ( sem ganahar um único real por isso ! ) do que o veterinário dela , que cuida dela há anos, desde filhote!. Ele me falou dos riscos da anestesia geral injetável, e eu não sabia qual anestesia ela iria tomar. Ele me passou todas as informações que eu precisava, coisa que o veterinário dela não fez. Minha insegurança aumentou e ao chegar em casa, refleti e liguei pra ele. Perguntei se ele iria usar inalatória e pasmem, ele disse que não usava inalatória, que é fundamental pra minimizar os riscos, inclusive me cães mais idosos, ou com cardiopatias e outras doenças crônicas, ou lesão no rim, como no caso dela. Decidi que não iria levá-la pra operar com ele. Claro que ele ficou meio bravo, eu senti na voz dele. mas fui sincera e disse que tinha pesquisado e não estava me sentindo segura, que eu achava que ela precisava ser operada com inalatória. Tenho o direito de escolher o melhor!

    No dia 3/11, dia que ela seria operada, corri para o veterinário que conversou comigo e ocmbinamos tudo e a minha cachorra foi operada com anestesia inalatória, na manhã do sábado, dia 6/11. Tudo correu bem durante a cirurgia e nos primeiros dias após cirurgia.

    Sei que ela não teria o mesmo resultado se fosse operada com a anestesia injetável, li que ela afeta bem mais o rim e parte hepato-renal, sem falar nos riscos de haver parada cardio-respiratória.

    Portanto fiquem atentos! Desconfiem de cirurgias + baratas que o normal, ou em médicos que não usam a inalatória, pois isso mostra descaso e que o profissional se acomodou, não procura se atualizar e nem oferece o melhor aos animais! Querendo ou não, hoje a inalatória é usada em todo e qualquer procedimento, a presença de um veterinário anestesista monitorando e controlando batimentos cardíacos, pressão arterial, e as funções vitais são indispensáveis e torna qualquer cirurgia muito mais segura.

    Os exames de ultrassom e hemograma dela antes da cirurgia acusou uma alteração no rim esquerdo ( ecotextura grossa )e as taxas de uréia estava em 86 e a creatinina 1,0.

    No dia 16 de novembro, 10 dias após a cirurgia e alguns episódios de vômitos e falta de apetite,inclusive ela já estava tomando soro na veia, 2 x ao dia, então o veterinário refez os exames pois desconfiou de problemas renais, e as taxas dela estavam em 311 de uréia e 6,3 de creatinina.

    Fiquei desesperada com o prognóstico e ele me falou que era um quadro difícil e que as únicas opções disponíveis, além do tratamento convencional com fluidoterapia eram hemodiálise e transplante de rim. Ele me alertou que a fluidoterapia é lenta e nem sempre consegue reverter o quadro quando as taxas estão tão elevadas. Então, passei o dia 17 todo pesquisando e conversei com meu pai e novamente conversei com o veterinário, e decidimos juntos as melhores soluções e optamos pela hemodiálise.

    ResponderExcluir
  36. Os exames de ultrassom e hemograma da Sunny antes da cirurgia da piometra ( retirada do utero devido a infecção) acusou uma alteração no rim esquerdo ( ecotextura grossa )e as taxas de uréia estava em 86 e a creatinina 1,0.

    No dia 16 de novembro, 10 dias após a cirurgia e alguns episódios de vômitos e falta de apetite, inclusive ela já estava tomando soro na veia, 2 x ao dia, então o veterinário refez os exames pois desconfiou de problemas renais, e as taxas dela estavam em 311 de uréia e 6,3 de creatinina.

    Fiquei desesperada com o prognóstico e ele me falou que era um quadro difícil e que as únicas opções disponíveis, além do tratamento convencional com fluidoterapia eram hemodiálise e transplante de rim. Ele me alertou que a fluidoterapia é lenta e nem sempre consegue reverter o quadro quando as taxas estão tão elevadas. Então, passei o dia 17 todo pesquisando e conversei com meu pai e novamente conversei com o veterinário, e decidimos juntos as melhores soluções.

    Eu estava disposta até mesmo a vender meu carro se preciso fosse. Mas meu pai me ajudou e com a orientação do veterinário que entrou em contato com o pessoal da Renalvet, eu a levei correndo pra São Paulo na manhã do dia 18/11. No mesmo dia ela foi internada e inciou a hemodiálise, depois de alguns exames.

    Ela fez 4 sessões de hemodiálise. O valor total das internações na UTI, alimentação, 55 exames bioquímicos, as 4 hemodiálises, implante, cateter, consulta, além dos remédios e alimentação e cuidados 24 hs durante os 4 dias que esteve internada ficaram ao todo em R$5.385,00 parcelado em 3 vezes.

    Os resultados foram extraordinários logo desde a primeira sessão.

    O uso do soro na veia antes da hemodiálise durante 2 dias mostrou-se ineficaz. Em dois dias de soro a taxa de uréia baixou de 311 apenas pra 293,96 e a taxa de creatinina baixou de 6,3 pra 6,2. Resolvi que era hora de me mexer e socorrê-la. Conversei com o veterinário que entrou em contato com a médica da especializada em insuficiência renal da RenalVet e ela relatou que a fluidoterapia realmente era quase insignificante quando as taxas estão muito elevadas. Marquei horário pro dia seguinte e viajei na manhã da sexta feira pra Sao Paulo.

    O que descobri pesquisando em inúmeros sites, inclusive fora do Brasil e em relatos de pessoas com cães com Insuficiencia Renal é que passado 24 hs após o inicio do tratamento com soro e não havendo melhoras, o certo é buscar a hemodiálise, imediatamente, pois as chances de reverter o quadro aumentam muito quando a hemodiálise é feita no tempo adequado. Essa doença é realmente muito ingrata, um dia a mais, pode ser muito tempo pra eles.

    Vou descrever em seguida como se deu a melhora dela.

    ResponderExcluir
  37. Aqui o relato da melhora da minha cocoker, Sunny. Ela foi pra São Paulo na manhã do dia 18, chegamos la´para sermos atendidos às 13:30hs. No horário, inciaram-se as explicações, e fui saber da parte burocrática e valores além de todo o tatamento. Todos oa valores me foram passados e acertados, parcelados em 3x.

    Uma hora depois, ela ja´havia feito o hemograma, pré hemodiálise. Eles fazem coletas antes e depois das sessões pra verificar a resposta do animal.

    Ela chegou na RenalVet com 293,96 de uréia, um pouco abaixo dos 311 iniciais, ja´que tomou soro por 2 dias. A creatinina baixou apenas de 6,3 pra 6,2 com o uso do soro. Por isso, acredito que a hemodiálise deve ser feita o quanto antes possível e não quando o quadro se agrava a ponto de quase levar o animal `a morte.

    Após a 1ª hemodiálise a uréia de 293,96 baixou pra 200,1. A creatinina de 6,2 baixou pra 4,3. Na pre da 2 sessão ela estava com 197,37 de uréia e passou pra 116,29. A creatinina de 4,23 pbaixou pra 3,66. Na pre da 3 hemodiálise a uréia estava em 115,19 e a creatinina 2,89. É bom lembrar que algumas horas após a hemodiálise o animal continua recebendo fluidoterapia), por isso os valores caem um pouco mais antes da nova sessão de hemodiálise do dia seguinte. Na pós da 3ª baixou pra 89 de uréia e 2,89 de creatinina. Na pré da 4ª e última sessão de hemodiálise a uréia de 94 passou pra 49,4 e a creatinina de 2,4 baixou pra 1,8. o nbivel de fósforo que indica a morte de células do rim, baixaram de 10,46 npo início do tratamento com hemodiálise baixou pra 5,2 na última sessão.

    Ou seja, ela voltou aos indices normais de creatinina, que fica no limite até 1,8 e fósforo que é até 5,5 o valor de referencia e o dela está dentro deste número. Não existe maior alegria que esta constatação. Tanto os profissionais da RenalVet quanto o veterinário dela aqui, que continua com o tratamento ( muito ou até mais importante para manter e controlar as taxas ) ficaram surpresos e extremamente felizes com o resultado. Eles nem disfarçam a alegria pelo bom desempenho que ela teve!

    Agora, estou fazendo tudo direitinho, é o terceiro dia dela aqui em casa, tomando soro sub cutaneo duas vezes ao dia, e ela ja´dá muitas provas de que está melhor., Voltou inclsuive a comer dozinha mesmo a ração Renal, que é pouco saborosa comprada as coisas que ela comia antes ( Doguitos, comidinha da Pedigree e todo tipo de besteira!! )

    Espero conseguir manter essa taxa de 49 de uréia e 1,8 de creatinina, ou pelo menos não ficar muito longe disso. Não vejo a hora de refazer os exames na semana que vem.

    ResponderExcluir
  38. Eu a trouxe a Sunny de volta pra cidade onde moro na terça feira, quando ela recebeu alta. Estou seguindo todo o protocolo da medica dela em Sao Paulo que a atendeu e fez a hemodiálise na RenalVet. Posso dizer que eles são muito profissionais e tratam os cachorros e gatos como se fossem deles. Confesso que fiquei surpresa com o carinho e o profissionalismo!

    Estou ansiosa, mas dedicando-me ao extremo, fazendo papinha com a ração renal pastosa da royal Canin e + 3 claras de ovo cozido, que é importante para a albumina, especialmente porque ela tb estava anêmica antes mesmo da cirurgia da piometra.

    Tb alterno a papinha dando com uma seringa de 20 ml uma outra papinha feita com a ração seca batida tb com um pouco de agua filtrada morna
    + 3 claras de ovo cozida. Bate tudo no liquidificador e deixo-a bem cremosa, um pouco ralinha, pra poder passar pela seringa. Isso foi fundamental pra fortalecê-la. Fiz isso desde o dia 22 à noite até hoje, e nesta madrugada qual não foi a minah surpresa ao vê-la mexendo na ração dela, coisa que ela não fazia hpa quase 2 semanas! Vê-la voltar a comer a ração Renal sozinha, por vontade própria foi uma grande consquista. Até porque ela nem memso comia ração, só queria comercarne, frango, comida da Pedigree sachet e Doguitos.

    Tb ofereço água de coco todo dia pra ela, posi ela ama desde sempre. Estou usando junto aos medicamentos prescritos o Fator Renal homeopatico da Arenales. Ela esta´tomando Ranitidina, complexo B, e 500 ml de soro sub cutaneo, 2x ao dia, por pelo menos 1 semana. Além disso, ela está tomando Legalom, Fortekor ( o mesmo que Lotensim) , Mylanta ( ou Pepsamar ), e Acetilcisteina. Em dias alternados ela está tomando eritropoetina, o hormônio que o rim fabrica.

    Creio que isso tudo vai fazê-la se recuperar. Estou acreditando nisso e me esforçando pra fazer o melhor por ela.

    O que posso dizer a voces é que se puderem , tentem a hemodiálise, não esperem o animal quase morrer. Ainda que seja caro e gastem uma grana alta, é a vida deles. Eles podem , sim ter uma vida com qualidade, ao contrário do que muitos médicos veterinários andam dizendo por aí. É uma pena que os custos sejam elevados, mas tentem pedir ajuda para a família. Eu estava disposta até mesmo a vender meu carro, que é o único bem que eu tenho, pois eu aprendi uma coisa nessa vida: o dinheiro mais bem gasto que existe é aquele que é gasto com a saúde. O resto, tudo nós damos um jeito.

    Desejo a todos muita força, que Deus conforte seus corações e abençoem suas vidas. Não deixem de dar amor e carinho ao animaizinhos de voces, pois eles nos amam como ninguém mais vai nos amar e em todos os momentos eles fazem tudo por nós. Não devemos abandoná-los no momento em que mais eles precisam de nós.

    No mais, é torcer pra tudo ter o melhor resultado e com a benção de Deus o resultado se fará presente. Sei o quanto é difícil passar por tudo isso, sofremos juntos por vê-los tão abatidos e tristes, mas acreditem e façam o melhor que puderem. Vi uma mulher cuidar da cocker dela, ela só pôde tb cuidar da cachorrinha dela e levá-la pra fazer hemodiálise porque a família toda dela se uniu, foram todas as pessoas da família fazendo vaquinha pra salvar a cachorrinha. Conheci-a la´na RenalVet e fiquei comovida com o fato. Confesso que me emcionei, achei uma das coisas mais lindas ver como um animal une uma família. Eu mesma estava brigada com meu pai e naõ nsp falávamso ha´quase 1 mes, até que veio esta doença da Sunny e isso me fez abaixar a cabeça, reconhecer que orgulho não leva a nada. E novamente nos unimos pra salvá-la. Isso tudo nos ensina uma lição: precisamos de humildade,m pois sozinhos nada somos!

    Não aceitem a eutanásia como a única opção. Ela só deve ser escolhida quando todos as outras tentativas resultarem frutradas! Força!!

    Abraços e lambidas a todos, da Andrea e da Sunny.

    ResponderExcluir
  39. No dia 30/11 meu cãozinho morreu aos 12 anos, foi diagnosticado como causa da morte I.R.C, ele começou a não comer ração no dia 27/11, só queria carne. Mas continuava andando e brincando com meu outro cãozinho. Eu achava que ele estava com manha pois qdo sentia o cheiro de carne vinha correndo para a cozinha abanando o rabo. No mês de dezembro/2010 ele fez hemograma geriatrico, ultrasson e eletrocardiograma tudo estava perfeito. Em janeiro/2011 fui transferida para o Nordeste, chegando lá percebi que ele bebia mais àgua que em SP, mas achei que fosse pela mudança de temperatura, afinal em Natal é muito quente. Como ele tinha feito todos os exames eu nem imaginei que poderia estar com início de I.R. Até agora me pergunto se o veterinário que analisou o exame, verificou direito ou se o laboratório tb fez tudo correto. Bem o que me consola é que de janeiro/11 a novembro/11 ele foi feliz, em setembro/11 tirei uma folga e levei meus cãozinhos para um chalé lindo onde caminharam e se divertiram... Ele não sentia dor, andava, eu sinto que ele era tão feliz que tentou viver até o último instante. Qdo vi ele morto, parecia mentira, pois ele estava com a aparência de sempre, parecia que estava dormindo...Até agora me pergunto, como ele morreu em 03 dias, se externamente estava bem? Mas fiquei feliz em encontrar tantos depoimentos como o meu de pessoas que amam incondicionalmente esses pequenos anjos.

    Bill eu te amei e amarei até meu último dia!

    ResponderExcluir
  40. Tenho uma cachorra que tem IR.

    Descobrimos que ela tinha apos ela operar Piometra. Quando descobrimos ficamos arrasados. Apos descobrir que ela estava com insuficiência Renal começamos o tratamento com Soroterapia e remédios. Todos os dias eram dos frascos de soro e os remédios também. Ela não podia comer nada porque sua IRC estava com 7,6 de creatina e a ureia muito alto. não me recordo o valor. Fizemos esse tratamento por uma semana e quando fizemos outro exame sua creatinina havia subido para 9,0 mas mesmo com o aumento de creatina dela ela parecia bem.Ela comia frango cozido sem sal sem nada apenas na aguá. E certa forma ela deveria comer a Ração Royal Canin mas no momento não tínhamos dinheiro. mesmo assim continuamos fazendo o que podíamos e o que não podíamos. Faz uns 3 meses que belinha tem isso hoje a Creatina dela esta 1,6. Belinha reagiu muito bem a tratamento mesmo com a creatina 9,0 ela aparentava estar bem. Hoje quem olha para ela não acredita que ela tem IRC. Esta pesando 29 KG.
    Quando descobrimos ela estava com 22 KG.

    Os valores dela de creatina desde que descobrimos a IRC foram nessa ordem ai:

    7,6 - 9,0 - 6,0 - 5,4 - 4,2 - 4,0 - 2,1 - 1,6
    Ela vai no veterinário toda semana fazer exames ela esta vacinada contra as doenças e hoje esta muito bem. Come a ração Royal Canin e frutas todos os dias.

    A veterinária sempre deixou bem claro que ela podia não sobreviver mas hoje ela olha para ela é diz Belinha vc chegou aqui não mordia ninguém é todo mundo passava a mão em vc é hoje vc quer me morde sua ingrata. OBS Ela é Pit-Bull é tem 6 anos. Ela falou sobre eutanásia comigo e com minha mãe mas disse que ela como veterinária aconselhava em ultimo caso. E que ela ia fazer o que pode-se para salva-la.

    Quero deixar uma mensagem para todas as pessoas que amam seus cães. Nunca desistam mesmo que pareça impossível para Deus não existe esta palavra. Para ele só existe Possível.
    Quero parabenizar a Dona do Blog que abordou um assunto que muitas pessoas desconhecem.

    Quem quiser conversar meu email é MT.badboy@hotmail.com Pode add sem problemas fiquem todas Com Deus.

    ResponderExcluir
  41. Oi, gente, voltei pra continuar falando da minha cachorrinha e da minha luta com ela.

    Li sobre o cachorrinho Bill e lamento muito. Mas infelizmente, o que tenho percebido é que muitas vezes, essa doença mata numa velocidade incrível, dependendo do nível da intoxicação que o animal tem pelas taxas elevadas de uréia e creatinina. Acredito ainda que pelo fator idade, isso ainda pese mais, embora ja´tenha lido depoimentos de pessoas que perderam seus animais ainda com menos de 6 anos em alguns dias. Tudo depende do diagnóstico, do procedimento, da fluidoterapia e da resposta do animal.

    A Sunny continua reagindo bem ao tratamento. Além dos remédios ( Fortekor, Hepatovet, Acetilcisteina, Mylanta) estou dando homeopatia a ela. Ou vi falar do Pró Rim da Real H mas o que estou dando a ela é o Fator Renal da Arenales.

    A taxa de creatinina da Sunny está a 0.9. Mas ela esta´com uma infecção urinária que foi acusada pelo ultrassom que ela fez, por isso acredito que a uréia dela deu uma aumentada esta semana, pois até semana passada estava em 36 e a creatinina 1.2. Esta semana a creatinina caiu pra 0.9 mas a uréia aumentou pra 70

    Eu a levei pra Piracicaba no dia 14/12 e ela fez um ultrassom com Doppler na clínica Imago, este ultrassom mede o fluxo sanguíneo e a médica me disse que a vascularização do rim dela é grande e ela achou a situação atual do rim dela muito boa.

    Eu a estou alimentando com a ração renal da Royal Canin e tb estou oferecendo arroz, cenoura, chuchu e vagem cozidos com um pouco de file de pescada, tb às vezes coloco um pouquinho, bem pouquinho mesmo de frango cozido desfiado, tudo sem tempero e sem sal.

    Aprendi esta receita de arroz integral, cenoura, chuchu e file de pescada no site do Dr Daniel Lima ( procurem pelo blog giroveterinario ) e ele a recomenda para os pacientes dele que sofrem de insuficiencia renal crônica e não aceitam bem a ração renal da Royal Canin. A ração K/D da Hill's tb é uma outra opção que vou experimentar esta semana e alternar com a renal da Royal Canin.

    Na sexta feira desta semana, dia 13/12 levei a Sunny em outra veterinária e ela vai entrar em contato com o pessoal de Nutrição Veterinária de Jaboticabal pra me passar opções de dieta caseira que venho deixar aqui depois, pois sei que muitas pessoas não têm condiçoe spelo alto custo e quero poder ajudar essas pessoas tb. A Sunny sempre comeu carne e frango e ainda chora muito pedindo comida, eu fico arrasada com isso, como queria poder voltar a dar a ela os Doguitos, ossinhos e as comidas de sachet da Pedigree que ela tanto gosta. Ela até come a ração renal, mas só quando está com muita fome.

    Enfim, é uma luta diária. Temos que ser conscientes, eu só estou oferecendo esta opção de alimento pra ela porque porque ela está bem controlada e respondendo bem ao tratamento, mas confesso que sempre fica uma dúvida, será que estou fazendo errado?

    Esta semana vi que a taxa de fósforo dela elevou bastante, de 5,2 subiu pra 10. Então, agora vou dar uma maneirada porque temo que ela possa vir a ter uma recaída e eu não quero isso.

    Ela continua tomando soro, agora em dias alternados. Por isso, a cada semana faço novos exames pra ver como estão as taxas. Morro de dó de ter de espetá-la com a agulha, mas sei que é pro bem dela. Graças a Deus a anemia dela tb já acabou, mas ainda assim a médica pediu pra não parar de uma vez de aplicar a eritropoetina, apenas diminuir a distância entre as aplicações, até que se faça apenas uma a cada 15 dias. Espero que a infecção que ela está ( cistite ) agora finalmente seja combatida, e aos poucos ela diminua a quantidade dos remédios. Ela está tomando Norflagen duas vezes ao dia pra combater essa infecção.

    Eu estou orando todos os dias por ela, tentando fazer o melhor que posso. E aqui deixo meus sinceros desejos de Feliz Natal a vcs a seus melhores amigos! Que Deus os abençôem hoje e sempre. Cuidem bem deles.

    Beijos e lambidas, da Andrea e da Sunny.

    ResponderExcluir
  42. Só quem está passando por isso sabe do sofrimento que é... ver seu cão morrendo aos poucos.
    Tenho uma basset, que se chama Jully. Ela tem 15 anos e descobrimos sua doença há 1 semana. Ela apresentou inflamação no útero e foi operada no dia 17/12. Ela se recuperou bem da cirurgia, mas apresentou insuficiencia renal. Estou desesperada pq já gastei quase 2 mil reais com soro e medicação diária. Além da ração k/d e a Renal da Royal Canin que custam muito caro. Não tenho condições de pagar as sessões de hemodiálise. Não sei o que faço, pois ela não quer comer... está tão magrinha e carente. Não tenho ninguem que possa cuidar dela durante o dia, pois acabei de conseguir um emprego e com isso não tenho tempo de cuidá-la, mas também não posso largar o trabalho, pois não terei dinheiro para pagar seu tratamento.
    Só Deus sabe do meu sofrimento.
    Será que ela poderá viver por mais alguns anos? Será que a IR pode ser controlada na idade dela?
    Me ajudem, por favor! Preciso de esperanças e forças!
    Natália

    ResponderExcluir
  43. olá, não sei se estou feliz ou triste por ler esse blog dia 02/01/2012 descobri que minha poodle de nome shayla 12 anos esta com IR ainda não sabemos se a cronica ou a aguda a sua creatinina esta 7,39 (bem alta)....estou desesperada ela é tudo para mim tudo mesmo! ela esta internada desde do dia 02 e hoje quando fui visitar achei ela melhor quando entrei la ela balançou bem o rabo pediu com as patinha para eu abrir a porta do box (gaiola) mais pelo que li ja vi que essa doença é horrivel e não sei se vou ter força para suportar esse sofrimento com minha princesinha.... descobri que aqui em porto alegre rs onde moro tem uma clinica que faz hemodialise mais a veterinaria me falou para pensar bem pois é um tratamento muito dolorido muito mesmo....estou apavorada e não sei o que fazer ela é muito importante pra mim não quero perde-la mais tambem não vou suportar ver ela sofrer mais do que ja esta sofrento me ajudem???

    Anna Paula Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  44. Olá amigos, faz uns 20 dias que descobri que minha mestiça pintcher Lindinha esta com IRC, só descobri pq desconfiei por ela ter emagrecido muito, ela sempre tomou muita água e fez xixi, achei que era diabetes. O pior que o vet nunca pediu um exame, eu que tive de insistir. Ele então começou a fazer soro dia sim dia não e aplicar a eritropoietina, resultado ela piorou
    acabei levando em um hospital veterinário e ela ficou internada 4 dias. as taxas baixaram e ela agora está tomando soro todos os dias (ringer lactato), ela vai repetir o exame para ver se está tendo melhora. me senti muito mal por minha ignorãncia, um dia antes de internar ela estava gelada, pálida e respirando com dificuldade, quase perdi minha filha. por isso pesquisem e não acreditem em uma só opnião médica pois pode estar equivocada. Sei que é uma doença difícil mas os relatos aqui me esclareceram muitas coisas, inclusive vou buscar a homeopatia. Que todos tenham muita força e auxilio fisico e espiritual para superar tanta tristeza!! Abraços
    Roseli SP

    ResponderExcluir
  45. A Cookinha tambem foi-lhe diagnosticada essa doença :( Infelizmente fiz possiveis e impossiveis para a salvar mas nao foi o suficiente. Ela já nao comia, nem fazia as suas necessidades, nao se levantava, simplesmente a cada dia que passasse ela sentia mais dores, nao parava de chorar de dores :'( Até que dia 22-01-2011 não consegui ve-la naquele estado de sofrimento e levei-a ao veterinario para a eutanasiar :'( Foi e é uma dor horrivel. Já passou um ano e a dor continua aqui comigo, ao ponto de ter que ser medicada. Ainda hoje sofro muito, perdi a minha melhor amiga, aquela que nunca me deixou ficar mal, aquela que tava sempre de orelhas arrebitadas para me ouvir, era a minha sombra <3 Aconteca o que acontecer, faça o que fizer ela nunca voltara mas irei me lembrar dela todos os dias da minha vida *-* Amo-te Cookinha nunca me esquecerei de ti <3

    ResponderExcluir
  46. Olá amigos! meu vira latinha se chama Pingo, tem 10 anos e tmb esta sofrendo de insuficiencia renal. Esta sendo mto difícil fazê- lo comer. Tenho dado água de coco todos os dias e parece que esta funcionando bem. Êh mais uma forma de ele se alimentar. A royal cannin renal ele não quer mais. Tenho cozido legumes e desfiado pouco frango pra ele. As vezes boto só o caldinho que já engana rs. Remédios alem do soro na veterinária todos os dias são, Ketosteril, complexo b e ranitidina. Forca a todos nós que sofremos junto com nossos anjinhos. Beijos Juliana Alves

    ResponderExcluir
  47. Às vezes volto aqui pra ver se tem mais pessoas passando por este drama. Enfim, eu continuo aqui, lutando com a minha Sunny, que eu tanto amo. Ela está bem , mas a anemai dela voltou e então, tive que retomar a alternar a eritropoetina, pra ver se agora normaliza as hemácias dela.

    Ela teve a piometra, como eu disse, foi em novembro do ano passado. O veterinário que cuidava dela antes tb nunca me pedia exames, isso é o que mais me entristece, porque tb me sinto negligente em relação a isso, pois quem sabe, talvez, pudesse ter evitado esta doença.
    Fico pensando o que pode ter causado isso, e penso que talvez o antigo médico dela tenha aplicado muitas injeções no início do ano passado, quando ela foi atropelada e fraturou a pata, mas como afirmar? Não sei se o uso de antiinflamatórios causaram isso e pior, nem tenho mais contato com o antigo medico dela, pois ele iria operar o utero dela com anestesia injetavel e isso a mataria. Sorte que conheci o atual medico dela um dia antes da cirurgia e ela foi operada com a inalatoria.

    Penso tb que como demorei mais dois dias pra operá-la ja´que tive de cancelar a operação pra operá-la com este medico, será que foi essa demora que causou a insuficiencia renal? São tantas dúvidas e eu me sinto tão culpada...

    Acho que não vou saber nunca. Mas se ela tivesse operado com injetável ela não sobreviveria.
    O que importa é que agora o medico que cuida dela é bem mais atencioso, ele faz tudo que pode por ela. Sei que o rim dela não voltará a ser o mesmo e por mais que seja triste penso que ela teve sorte de responder bem e hoje estar mantendo bem as taxas. O que eu posso ajudar a vocês é dizer pra tentarem tudo que puderem, usem tb homeopatia, eu estou dando o Pró-Rim, 2 borrifadas, 3 vezes ao dia. Tb estou dando a homeopatia da Arenales, 40 glóbulos, dou na água, as vezes na seringa, em varias vezes ao dia, ou então, coloco tudo no pote de água dela. Tb dou água de coco todos os dias, ela adora e sempre tomou, bem antes de ter este problema.

    Como ela chora muito pedindo por comida, pois ela comia Doguitos, frango e carne, além daqueles saches da Pedigree, ela sente muita falta. Eu fui atrás de um médico nutricionista veterina´rio de Jaboticabal e ele montou uma dieta pra ela, mas já aviso que a médica que fez a hemodiálise nela não gsotou nenhum pouco e me deu broncas, disse pra eu trocar o frango por carne de acém ( carne vermelha! ) Claro que é em quantidade mínima!

    Como prometi vou passar a dieta caseira que consegui pra minha cachorra. Mas antes quero fazer um alerta vcs.

    ResponderExcluir
  48. Eu tenho medo de passar a dieta da Sunny pra vcs, porque a insuficiencia renal dela foi causada pela piometra. Ela teve uma insuficiencia renal aguda que resultou na insuficiência renal crônica, que hoje está em estagio inicial, pois está bem controlada. Ela tem mantido a taxa de creatinina a 0.9 e a uréia em 46. No entanto, ela faz soro sub cutaneo 2 vezes por semana pra ajudar a manter o rim funcionando. Portanto, não aconselho seguirem a dieta se as taxas estiverem muito alteradas.

    Sei que muitos animais se recusam a comer a ração renal, sinto pena deles e sei que muitos donos não tem condições financeiras pra poder custear a ração ou mesmo pagar um medico nutricionista veterinário. No entanto, volto a dizer, essa dieta foi orientada por um medico especialmente pra minha cachorra e mesmo assim a medica que fez a hemodiálise não gostou e disse que prejudica, porém, ela disse pra eu dar carne de acém, duas colheres, mas assim que dei, minha cachorra começou a ter muita dor de barriga. Então, voltei a dar esta. Confesso que fico sempre em dúvida se faço certo ou errado, mas nao suporto vê-la chorando e passando fome. Então, vou sempre acompanhando com os exames e se percebo que ela tá com aumento de uréia ou creatinina eu diminuo a comida e dou só a ração.
    Então, espero que ajude de alguma forma, mas por favor, tenham bom senso. A receita que ele me passou é a seguinte:

    27 gr de peito de frango desfiado
    20 gr de figado de boi ( porque ela está com anemia )
    62 gr de cenoura cozida
    250 gr de arroz cozido e deve-se misturar com a comida depois de cozida, todos estes suplementos:
    2,6 gr de levedura de cerveja
    1,5 gr de carbonato de calcio
    2 gr de Aminomix Pet pó

    Essa comida é que está ajudando a Sunny a poder suportar esta dieta. Ela come a ração, mas tem dias que se recusa a comer. Eu fico com muita pena, claro e tb não quero deixar ela passar fome.

    Li em alguns sites que o consumo de proteína deve ser restrito, em torno de 40 gr por dia. Então é isso, tentem dosar de acordo com o peso do animal afinal a minah é uma cocker e pesa mais de 15 quilos. rs Pra um cachorro que pesa a metade disso, eu acho que deve dar a metade da receita, dividir as porções. Mas eu nao sou medica veterinaria, portanto estou tentando ajudar de alguma forma os que não tem condições, mas antes tentem se informar com o medico de vcs.

    Vejo muita gente na Net desesperada atrás de receitas de comida, e fico com dó dessas pessoas. Alguma receitas que encontrei em sites nos EUA tb usam frango, carbonato de calcio, batata ou arroz, mas a proteina é sempre em pequena quantidade.

    Muita força, amor e carinho com eles. E que Deus nos ajude nessa dor e alivie o sofrimento deles. Sei exatamente como é horrível não saber o quanto eles irão viver e toda noite acordar temendo que eles piorem ou que não sobrevivam.

    Só o que posso desejar a todos é muita fé e que estejam ao lado deles o tanto quanto puderem. Hoje penso que cada dia que tenho ao lado dela é mais um dia que estou sendo presenteada.

    Um beijo e força a todos!

    Andrea e Sunny

    ResponderExcluir
  49. Meu poodle Yuri tb está com IRC. Descobri há 1 semana e estou desesperada, porque ele tem 17 anos e 8 meses. Emagreceu bastante, bebe bastante água e urina em abundância tb, come pouco e várias porções ao dia. A vet dele receitou ranitidina/plasil e tb um medicamento homeopático pprio p/ o rim. Ela tb me orientou a dar soro e água de côco a cd 15 minutos, p/ hidratá-lo. Ele sempre foi um cãozinho mto alegre e animado, mas nessas 2 últimas semanas, está apático(melhorou um pouco há alguns dias) e dorme a maior parte do dia.
    Tenho mto medo, por causa da idade dele e tb por ele ser cardíaco. Nessa próxima semana, ele vai repetir o exame de creatinina e uréia, q deram 4,0 e 390 respectivamente, na semana passada. Tá mto alterado e espero q c/ o tratamento, esses níveis diminuam um pouco. Não quero q meu filhinho sofra, mas me dói demais só pensar q a vidinha dele está no fim.

    É mta trsiteza, ver um cãozinho q por sua vida toda, só me deu alegrias, agoara assim doentinho... Q São Francisco o proteja!!

    ResponderExcluir
  50. É... ler esses relatos me fez ter a certeza de q o melhor pra Tininha é a eutanásia... decisão terrível de ser tomada, mas muito mais terrível seria deixá-la sofrendo. Eu a adotei a quase 4 meses e depois de mais ou menos 1 mês descobri q ela tem IRC. Na primeira crise ela internou e melhorou. Comecei a dar a ração renal e ela foi bem por +/- 2 meses, qdo começou com os sintomas críticos novamente. Agora está com diarréia e suas fezes tem sangue, não quer se alimentar, sua cabecinha começou a tremer, seu hálito está horrível, está fraquinha. Internou novamente, mas não melhorou. Não quero vê-la pior e por isso tomei a dificil decisão. Ontem chorei o dia inteiro, mas acredito que será o melhor para ela. Apesar do pouquíssimo tempo comigo, ela me trouxe muita alegria e pude dar todo amor e carinho que a outra família não deu. Estou muito triste, mas será o melhor pra ela...

    ResponderExcluir
  51. Meu Yuri se foi ontem a tarde. Decidi por fim ao seu sofrimento, colocando-o 'para dormir'. Não seria justo c/ uma criaturinha q só me deu amor e alegria por quase 18 anos(metade da minha vida), permitir q ele sofresse por mais tempo.

    Estou triste demais.

    ResponderExcluir
  52. Olá, meu schauzer tem 8 anos descobrimos que ele tem IRC. Em 2010 foi detectado um cauculo renal em um rim, desde entaão ele come a ração renal da Royal canin. Ha 15 dias ele ficou muito mal, vomitando, com diarreia, não queria comer, então repetimos os exames de ultrasom e de sangue, foi quando descobrimos que estava com IRC.Ficou internado uma semana para baixar as taxas de ureia e creatinina, conseguimos baixar e ele ficou ótimo por uma semana depois que foi pra casa,mas logo piorou novamente.O veterinario repetiu os exames hj,pra ver se as taxas tornaram a aumentar.Ele ja me disse que meu cãozinho vai ter que tomar ketosteril e eritropoietina,estou atras desses remédios,mas não encontro aqui no meu estado ES. Ele não está nada bem! esta muito amuado, com tremedeira e diarreia.Acho que o caso dele ja deve ser de fazer hemodialise,mas aqui não temos clinica que faça este procedimento,mas ja pesquisei na net e fiquei sabendo que é muito sofrimento para o animal e também muito caro,não tenho condições para isso, infelizmente! ja pensei em eutanásia,mas só de pensar nisso entro em desespero pois amo demais o meu bichinho! ele é tudo pra nós aqui em casa,é o nosso xodó! me disseram que daqui pra frente será só sofrimento pra ele. Não quero que ele sofra, ele não merece! o veterinário acha que eu devo tentar de tudo antes de pensar em eutanásia,mas ja li posts de outros veterinários dizendo que de nada adiantará qualquer coisa que eu fizer, pois IRC é irreversível,NÃO TEM CURA!!! gente o que eu devo fazer? preciso de um conselho!!!!

    ResponderExcluir
  53. Oi pessoal!
    Meu nome e Ivania
    Ganhei um lhasa apso ele tinha 2 meses foi amor a 1 vista.A duas semanas ele começou a passar mau, entao levei pra clinica e diagnosticarão que ele estava com IR(insuficiência renal)com 6 meses de vida fiquei arrasada ele ficou internado
    quase 2 semanas mas na esperança que ele ia ficar bem.Nessa semana ele ia pra clinica de manha e voltava a tarde pra dormir em casa estava muito inchado devido ao soro.Quando foi ontem dia 12/04/12 ele nao resistiu e veio a óbito.A dor da perda e muito grande estou muito arrasada nao quero nem arrumar mais nenhum animalzinho.Eu tive o Heick como meu filho
    tive ele por 4 meses e foi os melhores meses pra mim ele foi e sempre sera muito especial fiz o que pude mas infelizmente nao consegui.Essa droga dessa doença e silenciosa quando chega ja e tarde.Amem seus bichinhos com muito carinho eles são especiais em nossas vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbem fiquei arrasada com a perda da minha filah em 03.06.12, sei o que vc sente, mas nao pense em nao ter outro animalzinho....eles sao insubstituiveis, isso é fato, mas um novo caozinho te dara esperança e conforto nesta hora...eu adotei um caozinho de rua em 17.06.12...estou super feliz por poder ajudar um serzinho como este ...que tbem estava tao sofrido....fiz isso , nao para substituir, mas em homenagem a minha filha, tentando dar vida a um outro ser ja que nao consegui salvar a dela
      pense nisso ! bjs

      Excluir
  54. é triste ler tantos casos parecidos ! Passei por tudo isso por duas vezes. A primeira vez ela teve melhora,mas pouco de 2 meses ela recaiu. Por 15 dias eu tentei de td,internação ,tratamento alimentação adequada ,tudo que foi possivel. Mas essa doença IRC é cruel ! A minha teve todas os sintomas,mas o pior foi a necrose na lingua com plurido de pus que a impossibiltava de engolir ate agua,esse quadro se agravou em dois dias ,tb não conseguia mais respirar,o veterinário falou que talvez fosse um edema pulmonar devido a doença.Ela tinha apenas 8 anos e a 5 anos estava comigo,pois eu adotei.Foi muito sofrimento ! Mas o que quero ressaltar é que o medico mencionou e poupa-la de sofrer mais, dai optei pela eutanásia,e vou ser bem sincera: Eu me culpo por isso !Portanto pense muito antes de faze-lo,eu sei que o caso era sem chance nenhuma ,mas no desespero de poupar nossos amados caes,tomamos decisões impesadas por sofrermos tb. Agora vem a culpa, a dor da perda que seria inevitável e a saudade que é muito grande . Peço a Deus que me perdoe e minha amada Belinha tb,mas foi td por não aguentar mais ve-la sofrer tanto.

    ResponderExcluir
  55. Olá pessoal! sou a dona do schnauzer de 8 anos com IRC. Venho dizer que graças a Deus ele está muito bem!!!! Ta comendo a ração renal direitinho, toma remédio para o fígado também , toma hemolitan e uma vez por semana faço fluidoterapia com soro fisiologico em casa. Não precisamos fazer a eritropoietina, ainda bem,pois não encontrei em lugar nenhum. Olha eu acho que foi muito amor ,carinho e oração que f izeram meu bichinho reagir dessa forma.Eu estou muiiito feliz!!! espero que ele não tenha nenhuma recaída , cuido dele igual um bebê, ele dorme no meu quarto!!! eu tinha que vir aqui dividir minha alegria com vcs, pois no meu primeiro post eu estava muito desesperada!!! pensei até em eutanásia, Deus me livre!!!! mas eu tinha muito medo de meu bichinho sofrer até a morte, ele não merece!!! mas daqui pra frente será só alegria, tenho fé em Deus!! força para todos que também enfrentam esta maldita doença junto com seus bichinhos!!! abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, como vai?
      Eu tenho um Beagle chamado Thomas de 7 anos e 10 meses e em fevereiro ele começou a perda de apetite, em abril exames, internações e agora em junho fiz o ultrassom que confirmou o IRC (Irreversível). Estou tratando com Ketosteril, ração renal Royal Canin, diurético Lasix e soroterapia estou fazendo em casa, quando ele está muito ruim e rejeita a ração e os comprimidos.
      Vc mencionou o Hemolitan para o fígado e estou desesperada, aqui em casa já falamos em eutanásia, mas o veterinário me disse uma coisa: "Ele não dará o veredicto de quando terá que ser feito, mas quando ele piorar muito, eu vou ter que pôr na balança até quando o meu egoísmo será maior do que o sofrimento dele". Resumindo, na hora certa eu irei saber.
      Mas, fiquei feliz com seu depoimento, me enchi de esperança e gostaria se possível se pudêsse compartilhar sua experiência com o tratamento.
      A uréia está oscilando em 176, 276 e 197 e a creatinina tb em 3.7, 4.2 e 3,79.

      Agradeço desde já.
      Sem mais para o momento.
      Atenciosamente,

      Rita Pimentel
      ritapimentel29@hotmail.com

      Excluir
  56. Continuo vivendo com a minha Sunny. Ela está bem, quem a vê nem acredita que ela passou por tudo que passou. Desde novembro ela vem se recuperando muito bem. Ela toma eritropoetina pq o rim dela quase não fabrica mais este hormônio, e por isso, se eu parar, ela pode ficar muito anêmica.

    Agora ela faz soro apenas uma vez por semana.Na verdade eu nem queria mais fazer, pois ela está mantendo bem as taxas, mas faço ao menos uma vez pra não correr o risco dela ter uma crise.

    E assim vou levando, amando-a e fazendo o melhor que posso. Não concordo em privar o animal que sempre comeu de tudo e cortar toda a alimentação dele, pois isso tb é cruel, afinal, o animal não entende porque está em dieta e é muito difícil depois de tantos anos mudar os seus hábitos alimentares.

    Tento controlar e não abusar, sigo a recomendação que o medico me deu em termos de alimentação específica pra ela, ofereço a dieta caseira e a ração renal.Eu teria muita dó de privá-la de tudo, até porque ela está bem.

    Levei-a no final de março em São Paulo até a médica que fez a hemodiálise nela. A médica ficou muito feliz em ver como ela está bem, achou que ela se recuperou de forma incrível, pois os exames estão todos dentro do normal e disse que são muito poucos animais que conseguem manter as taxas dentro da normalidade, pois a maioria dos crônicos não consegue manter bem as taxas, elas sempre ficam alteradas.

    Agora, estamos vivendo um dia por vez, procurando a alegria de cada dia. Essa doença é triste, mas outras tb são. Certo dia vi um filhote fazendo um exame, apenas com a idade de 6 meses ele estava impossibilitado de andar, devido a uma doença degenerativa, fiquei arrasada.

    Então, vamos fazendo o possível dentro da realidade que vivemos, até quando Deus nos permitir... E muita força a todos nós!

    Beijos e lambidas,

    Andrea e Sunny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déia, admiro a seu "AMOR" pela Sunny!!!
      Felicidades, sempre

      Excluir
    2. Obrigada, Anônimo.

      Sei que todos nós que aqui estamos buscamos respostas e acima de tudo, conforto para nossos corações. E todos nós amamos incondicionalmente nossos amigos.

      Essa experiência que estou passando com a Sunny me faz uma pessoa mais forte. Sempre que posso eu venho aqui ver se existem outras pessoas sofrendo essa angústia e tento repassar um pouco do que aprendi. Procuro compartilhar de alguma forma as informações que eu consegui em pesquisas, na Renalvet e durante as consultas e exames e cuidados que tenho desde novembro de 2011 com a minha cachorra.

      Eu acho que minha experiência pode servir de esperança e ajuda para aqueles que estão procurando caminhos para aumentar a vida de seus amigos tão amados. Se eu puder de alguma forma trazer um pouquinho mais de conforto para eles eu já ficarei feliz.

      Escrevi logo abaixo pra vc, no post em que vc comenta que perdeu o seu lhasa de 12 anos. Espero que te ajude de alguma forma.

      Um beijo e uma lambida da Andrea e da Sunny.

      Excluir
  57. oi, Andrea e Sunny, a fluidoterapia vc faz em casa? Se sim, como vc faz?

    qro fazer na minha tambem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bcp

      Eu faço a soroterapia no veterinário. Mas eu aprendi a fazer em casa, e fiz algumas vezes sozinha. Só que tenho pena de ficar espetando a minha cachorra, então, compro o soro, o equipo e as agulhas em casa de equipamento hospitalar e levo no veterinário, que não me cobra nada, pois fico lá do lado dela até acabar. Já faço isso desde o ano passado, só que agora com menos freqüência.

      É um procedimento bastante simples e você mesmo pode fazer. A eritropoetina eu aplico sozinha, porque é rápida e dou em dias alternados, o soro é mais demorado e tenho dó, então acabo levando-a lá pra colocarem pra mim, mas é praticamente a mesma coisa, só que ela fica mais impaciente.

      A eritropoetina tb aplico de forma subcutânea. Agora vou passar a dar apenas 2x por semana, pq ela não está mais com anemia, então a dose pode ser mais espaçada, de acordo com a médica que fez a hemodiálise e indicou este hormônio.

      Quando a Sunny fez a hemodiálise em São Paulo a médica me ensinou como eu deveria introduzir a agulha. Você levanta a pele e a introduz de forma paralela a pele. Você não deve colocar a agulha de forma perpendicular, pois irá entrar na camada mais profunda da pele. A agulha deve ficar na parte mais superior, ou seja, na primeira camada de pele, por isso,o nome, sub cutânea. De forma simples, vc deve introduzir a agulha de maneira que ela entre um pouco deitada, para que ela não entre fundo, ok?

      Peça ao veterinário pra te ensinar e vc poderá fazer em casa, pois é bem simples. O soro sub cutâneo faz parte do tratamento. Ele é melhor quando usado dessa forma, porque o soro direto na veia pode causar edema pulmonar, muito comum em cães, foi isso o que a médica me explicou. Já na pele, ele vai sendo absorvido de acordo com a necessidade do organismo.

      A agulha que a médica da Renalvet me recomendou utilizar para a fluidoterapia é a verde, ou seja, de 0,80 x0,30 mm.

      Boa sorte a todos!

      Excluir
  58. hoje, 19/06/12 vim tentar entender porque a minha filhinha de 11 anos morru no dia 03.06/12. A veterinaria, a principio falou de insuficiencia renal, mas que nao era nada grave pois estava no começo, mas depois de alguns dias ela piorou muito, ja havia ficado cega em questao de 2 dias, nao comia e ja nao conseguia andar direito. entao ela pediu novos exames pois suspeitava de cancer.....enfim..nao deu tempo
    Nao tem como descrever o sofrimento que foi desde entao, a minha outra filha quase ficou doente e eu com ela.....enfim, a minha filhota fez uma linda historia...nunca sera esquecida...nunca.....beijos filha e fique com Deus pq , apesar de ter gente que acha que animal nao é nada...para mim, vc fez parte de minha vida e me ensinou muita coisa...te amos...SEMPRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu peludinho um lhasa de 12 anos morreu em novembro/11, e até hoje tento entender como a veterinária que tratava dele a 03 anos não percebeu nos exames anuais o que estava acontecendo. Com isso aprendi a sempre pedir uma segunda opinião. Mas mesmo assim, não me perdôo por não ter feito mais por ele. E penso nele sempre!!!

      Excluir
    2. Entendo muito a sua dor, mas sabe, vc deve entender que dentro do que vc podia fazer naquele momento, vc fez. Quem não faz é que deve não se perdoar. Principalmente os médicos que muitas vezes são negligentes ou imprudentes.

      Não estou dizendo que o médico tenha sido, afinal, não sei como tudo isso aconteceu, não acompanhei a história, mas acontece que muitos médicos não orientam de forma adequada os clientes. Foi isso que aconteceu comigo e já relatei aqui.

      O médico que cuidava da minha cachorra errou em várias coisas. O que causou a insuficiência renal nela foi toda a demora para pedir os exames e fechar o diagnóstico. Foi esse tempo que prejudicou o rim dela, porque as bacterias do utero alcançaram o rim dela, afinal, foram mais de 6 dias desde o dia que notei o sangue saindo da vagina dela até o dia que o útero dela foi removido. E quando há piometra a cirurgia deve ser feita de emergência.

      Essa doença é cruel e ingrata. Ela chega de repente e quando aparece já altera muito as taxas e por isso nos assustamos com os resultados nos exames. A minha estava com 86 de ureia e 1.0 de uréia e creatinina, quando fez o exame de sangue e ultrassom que mostraram a piometra. Após 15 dias, quando já tinha tirado o utero, refizemos os exames, já que ela tinha parado de comer, estava quieta e começava a vomitar. Os resultados passaram para 311 de uréia e 6,3 de creatinina! Isso em apenas 15 dias!

      É por isso que muitas vezes o animal não consegue sobreviver. A minha Sunny certamente não estaria aqui se eu não tivesse corrido pra Sao Paulo, pois o soro iria demorar muito para conseguir abaixar essas taxas tão altas.

      Fique na paz, pois a sua parte vc fez, dentro do conhecimento que vc tinha. Talvez, se houve algum erro este foi do médico. Por mais que vc sinta essa dor, a responsabilidade de saber e de fazer a coisa certa era dele e não sua. Pra isso é que eles estudam, para salvar vidas! Mas muitas vezes, mesmo fazendo tudo correto nem assim eles conseguem. Muitas vezes o médico nem pode imaginar que o animal tem a doença, até porque se não tem sintomas e não aparece nos exames o animal não tem doença. Só quando chega o resultado é que se descobre, e infelizmente, essa doença é assim, quando se descobre, na maioria das vezes já está muito alterado, porque as taxas aumentam rapidamente e a intoxicação é muito nociva ao animal, por isso mata numa velocidade tão rápida.

      Guarde com vc suas melhores lembranças com ele (a ) e onde quer que seu ( sua ) melhor amigo (a ) esteja, ele (a ) saberá que vc o (a ) amou com todas as suas forças.

      Beijão,

      Andrea.

      P.S. Desculpe os erros, estou escrevendo com pressa.

      Excluir
  59. como outros aqui, também perdi meu cão meu amigo atila labrador com 7 anos devido a irc,decide pela eutanásia ,poís ele não comia e não bebia mais somente vomitava amarelado,tomou soro na veia com medicamentos mas foi em vão,me doeu o coração mas ele estava com figado rins e baço inchados ,não enchergava mais com glaucoma e não aguentei ver o seu sofrimento,sinto saudades .

    ResponderExcluir
  60. Estou escrevendo em nome de Dogs em Brazil (Facebook). O casal responsável por esta futura ONG em Nova Fiburgo cuida de mais de vinte caes. No momento um dos caes esta com insuficiência renal e muito mal. Eles necessitam de medicamento. Se alguma pessoa nao necessita mais dos medicamento, por favor entre em contacto com Dogs in Brazil. A pagina no facebook esta em inglês, mais se vcs deixarem uma mensagem em português eles responderão. Obrigada.

    ResponderExcluir
  61. Olá Andrea e Sunny.
    Gostei muito de ler sua história de luta pela vida da Sunny, e fico feliz de saber que ela está bem.
    Tenho um cão que é praticamente meu filho, um vira lata de 9 anos, porte grande e há um mês descobri que ele sofre de infuciencia renal. Desde então nossas vidas mudaram, estamos fazendo tudo por ele. Levo o Birigui todos dias no veterinário para tomar soro (as vezes na veia, as vezes sub cutâneo), ele também está tomando Ketosteril e se alimentando de ração Royal Renal.O tratamento não é nada barato, mas pelos nossos cãezinhos, tudo vale a pena.
    Tem horas que fico desanimada, mas sou esperançosa e acredito que tudo dará certo no final.
    Vou acompanhar seu blog e tomara que tenhamos mais histórias com final feliz dos nossos bichinhos adoráveis.
    O que me deixa feliz é saber que o tratamento do Birigui começou há um mes e ele está reagindo bem... apesar doa taxas continuarem altas, mas ele come bem, e está bem espertinho...
    Boa sorte a todos
    Daniela - Ubatuba - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, o importante é a gente lutar e fazer o que pode. Dentro dessa realidade sabemos que tudo pode acontecer, mas enquanto ele estiver comendo e conseguindo controlar as taxas existem esperanças.

      Boa sorte pra vc e pra todos. Mas este blog não é meu, apenas posto aqui pra compartilhar minha experiência e tentar dar alguma esperança e consolo para as pessoas. Como a Sunny conseguiu se recuperar bem, acredito que com esforço e dedicação muitos outros tb consigam ter essa chance.

      Abraços.

      Excluir
  62. Olá pessoal,sou a dona do schnauzer de 8 anos ,eu coloquei 2 posts ,um dia 9 de abril e outro dia 22 de abril.Pois é gente ,infelizmente meu bichinho faleceu nesta madrugada dia 26 de novembro.Ele estava internado prque depois de 8 meses bem,as taxas voltaram a subir,fizemos outro ultrassom e mostrou que o figado e o baço dele estavam enormes,mesmo com todos os cuidados que tinhamos com ele( alimentação especial,medicação especifica,fluidoterapia...) as coisas pioraram.Fizemos tudo o que pudemos,o veterinario tb fez tudo! meu cãozinho estava,neste momento muito anemico,estavamos correndo atras da eritropoietina para ele(aqui no ES não tem,só se encontra em farmacias hospitalares,tentei todos os meus contatos e não consegui comprar aqui) comprar pela internet não daria certo pois chegaria aqui improprio para o consumo,foi o que me disseram no site que eu entrei.Foi muito triste! ele teve uma parada cardio respiratoria durante a madrugada,e não resistiu,o veterinario tentou de toda forma reanima-lo,mas não teve jeito.Perdi meu fiel amigo! esses quase 9 anos de convivio com ele foram os melhores anos de minha vida!!! aqui em casa estamos todos de luto! jamais o esqueceremos! ele era tudo para nós!! estamos sofrendo muito! parece que esta dor nunca vai passar! esta doença é maldita!!! a gente se sente impotente!! fizemos tudo o que pudemos ,mas o perdemos!!! Gente alguém tem que tornar este medicamento mais axcessivel!!TODOS os Estados deveriam ter para venda ,com facilidade! todas as clinicas veterinarias deveriam ter acesso a ele,aqui no ES não é assim! imaginem quantos bichinhos ainda morrerão por causa disso? é muito triste!!!Bom gente é isso! lutamos e perdemos!!! boa sorte para todos que estão nesta luta!!!Fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Renata que ele se foi. E realmente é muito triste vc não ter encontrado a eritropoetina, pois aqui em Rio Claro - SP eu a compro por R$ 21,00 a ampola. Cada ampola eu consigo usar pra 2 a 3 aplicações. Eu a compro na farmácia da Unimed e nem preciso de receita médica.

      Saiba que pelo menos vc tentou tudo que estava dentro do seu alcance. O seu schnauzer certamente foi feliz por ter vc ao seu lado até o final. Fique com as boas lembranças dele e a certeza de que fez o seu melhor e nada é mais importante que este amor.

      Abraço da Andrea e lambeijo da Sunny.

      Excluir
    2. Obrigado pelo carinho Deia!!! desejo boa sorte pra vc e sua Sunny,de coração!!! cães são minha paixão!!! tenho uma shitzu,ela não é tão carinhosa como o meu Johnny,ela é muito independente,não gosta muito de colo,mas é uma princesa!!! é o jeito dela,não é dengosa!!!nós a amamos muito tb,mas dói muito a falta do nosso companheiro !! jamais o esqueceremos!!! muita força na sua luta!!! abraço!!!

      Excluir
    3. Oi, Renata! Obrigada! Eu sei como é este amor que vc descreve, pois sinto exatamente a mesma coisa. Pra vc ter idéia, eu larguei o Direito pra me dedicar ao meu pet shop, um sonho que demorei muito a conseguir realizar. Hoje eu vivo rodeada de cães, cada um com sua história, com seu jeitinho especial. A Sunny fica ao meu lado o tempo todo, mesmo no pet, junto comigo e com eles. Acho graça quando ela sente ciúme dos outros.
      Que bom que vc ainda tem uma outra companheira ao seu lado, e entendo que ela não irá nunca substituir o Johnnny, mas tenho certeza que ela ajuda a confortar e alegrar um pouquinho mais a sua vida. Felizmente, ficamos com as lembranças e por mais dolorosas que possam ser elas tb nos mostra que tudo valeu a pena, afinal, as lembranças tristes são bem menores que toda a alegria que eles já nos proporcionaram. Se formos pensar bem, temos muito mais motivos pra sorrir do que pra chorar, afinal, vivemos muitos momentos felizes ao lado deles. Tem gente que jamais terá a sorte de conhecer e compartilhar do mais verdadeiro e puro amor, que é o amor de um cão. Sinta-se abençoada por isso!

      Um grande beijo e lambida pra vc!

      Andrea e Sunny .

      Excluir
  63. Olá pessoal, tenho há nove anos e 11 meses uma adorável sharpei chamada Ivi foi diagnosticada com IRC e desde 18 de março estamos lutando para baixar os níveis de creatinina e outras substâncias do seu organismo. Aqui em casa virou um verdadeiro hospital várias medicações e ela toma duas vezes ao dia fluído subcutâneo. Agora à tarde depois do resultado de alguns exames a médica chegou à conclusão que ela é uma paciente com indicação a hemodiálise, deixando bem claro que a idade dela é um fator muito delicado, amanhã estará levando-a para a clínica para submeter-se ao tratamento. Estamos muito arrasados, mas não enxergamos outra saída ela só bebe água se for dada através de seringa não sempre quer comer às vezes alimento também com seringa, ração renal batida liquidificador com água morna, às vezes come arroz integral com ração renal em pasta e cenoura. Estou com muito medo que ela não reage bem à hemodiálise não quero que ela sofra sinto que ela fica muito triste quando fica internada, mas não tem jeito vai passar na clínica quatro dias por conta da hemodiálise. Que sofrimento

    ResponderExcluir
  64. Oi pessoal, meu nome é Cristiane e recentemente procurando saber mais sobre a doença do meu poodle de 12 anos e 6 meses, o Pretinho, encontrei essa pagina. Confesso que me senti um pouco desmotivada pois eram poucos os comentários positivos, porem deixo um conselho nao desista do animal de vocês... O Pretinho o.. Porem ele passou mal no ultimo fds por conta de algo que comeu e quando foi levado a outro veterinarieste diagnosticou 8.5, segundo ele, o exame do ultimo mês deve ter sido consultado de maneira errado, deveria ser 7 e não 0.7 como nos foi passado, já que de um mês para outro não poderia ter subido tanto... Enfim, quando descobrimos isso passamos a cuidar, em uma semana foram quase 600 reais, mas não nos arrependemos nenhum instante.. .ele tomou soro, compramos os medicamentos, porem nos ultimos dois dias ele gemia bem baixinho, eu acreditava que de dor, mas O medico disseque ele não estava sentindo nenhum dor e sim era a uréia que estava atacando o sistema nervosos dele, se não respondesse ao tratamento ele poderia passar a latir a noite toda e depois chegar a ter convulsões, porem nesse estado seria melhor sacrifica-lo. Na ultima noite, ele chorou a noite toda, acredito eu que ele estava com alguma dor, pois quando estava quase amanhecendo ele chegou a fazer coco (coisa que ele num fazia há uma semana), por fim após tomar um analgésico ele ficou quietinho... Achamos que ele finalmente tinha dormido.. Porém quando fui dar thal pra minha mãe no quarto, vimos que ele tinha se ido... Fiquei sim muito triste, mas acredito que ele esta melhor agora, sem dor, nem sofrimento.. Pra gente fica a lição que animais sempre nos passam e ele pode levar com ele a certeza que ficamos do lado dele ate o fim, já que nos revezamos em quem ficaria com ele para nao deixa-lo sozinho... Espero que meu depoimento ajude vocês, muita forca, entendo o que muitos estão passando, vamos orar uns pelos outros! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  65. Sua cachorra respondeu bem a hemodiálise? Conta pra gente se deu tudo certo. Estou torcendo pra que ela esteja bem.
    Andrea e Sunny.

    ResponderExcluir
  66. Olá, minha cadelina Mile uma yorkshire de 6 anos, morreu ontem de IRC, essa doença maldita. Descobri q ela tinha essa doença em setembro de 2013, ela já estava vomitando até qdo bebia água e tb estava emagrecendo muito... decidi levar ao veterinário que fez os exames e diagnosticou a doença...ela ficou 10 dias tomando soro e foi passado muitos remédios p dar em casa logo q recebeu alta...ela tb tinha problemas cardíacos. Levei a mile p casa muito esperançosa, comprei ração renal, dava todos os remédios direitinho, ela já estava até engordando....mas de uma semana p cá (janeiro de 2014) ela começou a vomitar novamente e foi tudo muito rápido, ela foi enfraquecendo, n andava mais, n comia e nem água ela queria, tinha q injetar água de coco c a seringa...no último dia qdo ela morreu, percebi que ela não estava enxergando direito e tb estava c confusão mental...não aguentei mais ver o sofrimento dela...decidi pela eutanásia... é uma decisão drástica, mas que deve ser tomada para acabar com o sofrimento de seu bixinho...mas verifiquem antes como será essa eutanásia, perguntem como vai ser à pessoa que vai aplicar...no caso da mile, o veterinário primeiro aplicou uma anestesia geral para depois aplicar a injeção de potássio...ela n sofreu, foi muito rápido....ainda estou sofrendo muito e pretendo n tem mais cachorro...outro aviso para quem tem cachorros e que os ama, é levarem sempre seus bixinhos no vet e fazer os exames de sangue e de uréia, procurar sempre saber as taxar de uréia e creatinina no sangue, não os desampare, essa doença é implacável... Bjo a todos... PS: Déia, queria muito saber como está a sunny hj..Bj!!!

    ResponderExcluir
  67. olá, sou Tatiane e tenho uma cachorrinha de 12 anos que era super saudável, vira lata que adotei e tirei da rua. Depois da morte da Lisa em novembro de 2013 ela começou a ficar triste , depois começou a ficar com um hátito insuportável, pensei que fosse uma gastrite por conta da tristeza, aí ela foi piorando, comendo pouco, não queria mais ração desanimada, adotei uma cachorrinha de 3 meses uma graça a Nina, para a alegrar ou infernizar a vida dela, mas a Nina teve uma febrinha domingo a noite e levei as duas ao vet a Nina foi medicada mas teve morte súbita. Daí chegou o resultado do exame da Lili que estava com ir crônica creatinina 5,50, fiquei super decepcionada.Ela não quer comer a ração da royal nem a papinha as vezes come pão integral para não passar fome, está tomando hemolitan e eritropoietina, por conta estou dando epativan e omeprazol e dramim assim ela parou de vomitar e comer um pouco de carninha bem moída com arroz integral.Hoje ela está bem desanimada e eu tb porque não quis comer nada. Choro muito com a morte inesperada de meu bebe e da doença da Lili, estou fazendo o impossível para ver se ela melhora, amanha ou seja hoje vou comprar o homeopático renal e o para o fígado que eu li no blog para ver se ajuda. Estou inconsolada, coração em pedacinhos, mas eu vou conseguir. Obrigada pela ajuda de algumas pessoas são valiosas essa troca.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia, minha cachorra de 12 anos também com a mesma doença, foi diagnosticada e 3 dias no soro, vitaminas, ela nao comia e só vomitava tudo, até água, chegava em casa do veterinario mais cansada ainda, e chorava toda vez que ia, estou tentando com vitaminas em casa e remedios contra vomito, estou lutando, fiquei mal a semana toda, pq ela sofre demais, ontem e hj fiz suco de couve com mel e cenoura, e vou dando de seringa aos poucos, pq ela esta mto fraca. Vou fazer o possivel por ela.

    ResponderExcluir
  69. Meu cachorro e um golden retriver esta com insuficiência renal e a creatinina dele ta 6,3 ficou enternado e não respondeu ao tratamento esta sem comer só esta bebendo remédio e água de coco o que faço para ele comer

    ResponderExcluir
  70. mina cachorra de 17 anos ta com essa insuficiencia e tasem comer faz 6 dias ,masis jata no sorofaz 4 dias ......devo obriga-la a comer forçosamente ja que ela repudia toda e qualquer comida,mas elatamuito fraca e o vet falou que ela so pode tomar soro subcutaneo e ta tomando varis remedios ...o que faco

    ResponderExcluir
  71. Essa maldita doença levou ontem minha cachorrinha, uma poodle de 9 anos. Em casa, estamos todos em luto, pois a Mel era parte integrante da família. Doença silenciosa. Uma noite, ela tremia e apresentada febre. Corremos com ela para o veterinário e foi diagnosticado que nossa Melzinha tinha uma mastite e que 70% da sua função renal já estava comprometida. No exame de sangue feito, sua creatinina estava 2,5. O agravante da nossa anjinha sapeca é que anos atrás, quando ela tinha 4 anos, foi atacada por um outro cachorro e um rim foi comprometido e teve que ser retirado. Depois do retorno do veterinário, começamos a dar antibiótico para tratar a Mastite e um medicamento para reduzir a pressão e tratar a IRC. Alguns dias depois do tratamento, após uma breve melhora e cura da mastite, ela passou a vomitar e sentir-se muita fadigada, cansada. Decidimos retornar ao veterinário e lá foi o começo do fim. Seus rins tinham parado, creatinina estava a 7. Ela já não fazia mais as necessidades e nem queria mais comer. O médico nos indicou a eutanásia, mas optamos em interná-la para que ela fosse submetida a fluidoterapia. Infelizmente, após 2 dias e meio de internação, nossa Melzinha nos deixou. Fica agora a saudade, muita saudade. Jamais podíamos imaginar uma dor tão grande. Força e coragem para outros donos e pets que estão enfrentando o mesmo calvário no momento.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite, meu nome é Nathalia e em abril desse ano meu Golden Retriever chamado Maddox foi diagnosticado com IRC. Ele tinha acabado de fazer 9 anos e na época eu fiquei desesperada com a doença, pois nunca tinha ouvido falar. Foi então que eu comecei a pesquisar na internet sobre a doença e junto com os veterinários, que foram maravilhosos conosco, conseguimos controlar e reverter o quadro do meu anjinho. Aqui nesse Blog encontrei muitas informações úteis e conheci virtualmente o Sr. Ernesto, que tb nos ajudou muito. Há 7 meses eu não achei que conseguiria salvar o Maddox, mas hoje, depois de muita luta e esforço ele está muito bem e fofinho. Ele também foi internado diversas vezes no início do tratamento, ficou no soro durante dias seguidos, com as 4 patinhas roxas sem nem onde furar mais. Fez transfusão de sangue ( uma bolsa inteira), não comia e só vomitava, teve que colocar sonda para alimentação e quando vi aquilo tudo eu desabei, achei que não conseguiria levá-lo mais para casa. Ele chegou a pesar 28kg, pouco para um cão tão grande como ele, mas hoje já está com 37kg e lindo. Ele saiu da internação dia 02/05, ficou quase todos os dias de abril internado, ia e voltava, mas depois desse dia até hoje ele está em casa conosco. Teve recaídas, fomos em muitos veterinários diferentes, sempre que volta a anemia, toma eritropoietina. Toma dois remédios diferentes para a pressão alta e agora 2l de soro Ringer Simples via subcutânea 3x por semana. No começo foi uma luta cuidar dele, porque ele também teve úlcera gástrica devido ao tanto de medicação e ao próprio problema renal. Ele também toma medicamentos homeopáticos e faz acupuntura, tudo autorizado pelo nefrologista dele. Esse último veterinário onde paramos rsrs é o especialista para cuidar dessa doença. Os outros clínicos foram maravilhosos, mas o Dr. Érick é 1000. No começo alguns veterinários nos disseram para não ir em um nefrologista porque eles querem só fazer hemodiálise, ganhar dinheiro e blá blá blá. Mas a última clínica que atendeu o Maddox me encorajou a procurar um especialista. O comentário ficou gigante rsrs desculpem...mas isso tudo é pra mostrar para vocês que estão chegando agora, assim como eu cheguei em abril, que não só existem casos tristes, existem também aqueles felizes...não sei até quando ele ficará com a gente...só sei que ele está muito bem, muito feliz, comendo a ração Renal do dia que veio para casa até hoje como um louco, gordinho, com o pêlo lindo, fazendo arte...muita arte. Se alguém quiser tirar alguma dúvida ou ideia, vou deixar meu e-mail assim como o Sr. Ernesto fez: nathalia.serrano@yahoo.com.br
    E não poderia deixar de agradecer além de todos os veterinários, enfermeiros e auxiliares que cuidam do Maddox...à minha mãe, meu pai, meu irmão (meu outro anjo), às orações dos amigos, que cuidaram e cuidam até hoje do Maddox comigo. Obrigada por amarem o meu filhote.

    ResponderExcluir
  73. Problema renal tem como estabilizar sim com conhecimento fitoterapico, medicia e veterinaria segue a mesma linha, paleativos com remedios.
    meu cao chegou a ter creatinina 5,3 e ureia mais que 300. Foi desenganado e uma semana depois está muito bem nao precisa de soro e tá esperto nao tá 100% mas tá estável esperto.
    ernesto98@gmail.com;ernesto98@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor de Deus, nos explique melhor o que foi feito para seu cãozinho obter melhora. Estamos desesperados!

      Excluir
    2. Ernesto Barreto vc pode por favor explicar essa melhora do seu cãozinho pois tenho uma lhasa cardiopata e que em função da doença desenvolveu problema renal. Qual remédio utilizou? Jaquepba@hotmail.com

      Excluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO, ELE É MUITO IMPORTANTE PARA MIM