segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Família Johnnie Walker - outra paixão descoberta esse ano!

Pois é pessoal, nem só de produtos de beleza vive uma mulher, outras três paixões em minha vida Whisky, Vinhos e Cervejas.... Hoje resolvi escrever um pouco sobre os whiskies que me fizeram outra mulher, a família Johnnie Walker ----- que cresceu,e conta com dois novos integrantes: Platinum Label (meu amigo Diego me levou num evento top de lançamento) e o Gold Label Reserve.
A Idade do Whisky o que é isso?! Esse tipo de classificação é dada aos Blended Whisky, que representam 90% de todo o whisky no mundo. São divididos em três categorias conforme o tempo de envelhecimento, do Single Malt mais jovem da composição. Standard Blended Whisky amadurecido até 8 anos. A idade geralmente não é referenciada no rótulo. Premium Blended Whisky amadurecido em 12 anos. A idade vem informada no rótulo. Ageds Essa é a categoria mais nova do mercado. É dada ao Blended Whisky amadurecido por no mínimo 15 anos. A idade é bem referenciada no rótulo. Temos Ageds de 15, 17, 18, 30 anos e assim por diante. Quanto maior a idade do whisky, mais caro ele se torna. Porém, esse encarecimento não é por acaso. Para se ter uma idéia, enquanto o whisky esta amadurecendo em barris de carvalho, ele tem o seu líquido evaporado - o chamado "Parte dos Anjos". É verdade que essa evaporação irá fazer diferença na concentração e na qualidade final do produto. Porém, para se ter uma idéia da parte que se perde na evaporação, em 30 anos, metade do barril já evaporou.
A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 15 anos, era muito novo para continuar tocando a fazenda da família. Com a venda da fazenda, John abriu uma pequena loja em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento vendia chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e Johnnie viu uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque. Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai. Em 1865 surgiu o percussor do Black Label chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de cerca de 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1867, criou a etiqueta para o uísque, muito parecida com a etiqueta atual do Black Label. Em 1876, conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada, introduzida em 1870, e as cores preta e ouro das escritas de seu rótulo. Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seu produto para o resto do mundo. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander ficava responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1920, podia-se encontrar os uísques Johnnie Walker em 120 países. Nas décadas de 30 e 40, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca pelo mundo. O resto da história é o sucesso de uma marca que se espalhou pelo mundo.
Uma jóia rara Johnnie Walker Blue Label Baccarat é o resultado de uma parceria histórica entre a mais tradicional Cristallerie do mundo e a mais renomada família produtora de uísque. Nessa edição especial e limitada, o Blue Label se apresenta num decanter Baccarat, com design que remete ao frasco de um perfume. Assim como um frasco de perfume reúne as notas mais marcantes de uma fragrância, o Blue Label Baccarat é uma versão especial da bebida, mais intensa e concentrada. O design exclusivo Baccarat possui características que ressaltam o sabor do uísque. Essa preciosa garrafa vem numa caixa de couro azul, com um livro que conta as origens do Blue Label. Na sua composição, o master blend mistura os maltes mais raros e de características mais marcantes da Escócia. Não existe um número exato de maltes e nem idade mínima de envelhecimento. Com edição mundial limitada de 4 mil unidades o produto é vendido hoje pelo valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), distribuídas para 20 países. A preciosidade foi lançada no Brasil em novembro de 2005
Você sabia? O RED LABEL é o uísque mais consumido e conhecido do mundo, tendo o Brasil como quarto principal mercado para a marca no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, das lojas do Freeshop e da Grécia. Tem uma fatia de 49,4% no segmento standard (oito anos), segundo o Instituto de Pesquisas Nielsen.
Em Julho de 2012 a Diageo (dona da marca Johnnie Walker) anunciou a entrada de 2 novos wiskies o Platinum Label e o Gold Label Reserve, e consequentemente a saída ;-( do Green Label que será vendido apenas em Taiwan....
Red Label - 8 anos Black Label - 12 Anos Green Label - 15 Anos Platinum Label - 18 anos Gold Label - 18 anos Gold Label Reserve - 18 anos Blue Label - 21 anos Claro que o Blue é top of mind, kkkkk mas gosto de todos, cada um para um evento ou uma comemoração diferente! e vocês, qual preferem? TGC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO, ELE É MUITO IMPORTANTE PARA MIM